Vendas na RMVale devem crescer 6% no Dia das Crianças

Comerciantes acreditam que setores mais beneficiados devem ser o de brinquedos, roupas e calçados infantis

Loja de brinquedos no centro comercial; vendas de produtos infantis aumentam na região em relação ao último ano (Foto: Andréa Moroni)

Thales Siqueira
RMVale

Comerciantes da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) estão otimistas com a proximidade do “Dia das Crianças” (12), a primeira data importante para o varejo no último trimestre do ano. De acordo com o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), a expectativa é de um aumento significativo já que as vendas devem crescer cerca de 6% este ano, em comparação com o mesmo período de 2022.

O desempenho positivo do comércio ao longo de 2023, como sinal de recuperação, pode explicar o crescimento significativo no “Dia das Crianças”. No primeiro semestre do ano, houve uma elevação de 6,9% nas vendas, marcando o melhor período desde 2008.

De acordo com as associações Comerciais de Cruzeiro e Lorena, apesar do aumento das vendas, não foram necessárias novas contratações para a data.

Os setores mais beneficiados devem ser os de brinquedos e roupas e calçados infantis. Serviços de entretenimento, como cinema, parques de diversões, áreas de lazer de shoppings, restaurantes e sorveterias também entram na lista das preferências dos pais. “O Dia das Crianças é a segunda data mais importante do calendário comercial do segundo semestre para o setor especializado no público infantil. A grande maioria deve optar por presentear os pequenos com brinquedos, seguido com itens de vestuário e eletrônicos, destacou o presidente da Acial, Ulisses Fucuda.

Segundo o presidente da Associação Comercial de Cruzeiro, Newton Fábio da Rocha, com o passar dos anos, a data tem se tornado cada vez mais importante para o varejo e estratégias para o comércio com foco no incentivo às vendas e fidelização dos clientes devem ser pensadas. “Estamos otimistas com relação à mesma época do ano passado. Implementamos eventos para diversão das crianças e junto dos associados investimos no marketing. Nos eventos iremos promover as lojas associadas”, comemorou Rocha.

Um levantamento do Sincovat com foco nos preços das opções preferidas para presentear as crianças em relação ao ano passado, destacou que a inflação geral acumulada no último ano na RMVale foi de 4,74% e alguns produtos apresentaram variações de preços significativas. Os brinquedos tiveram uma alta de 5,8%. Os setores de vestuário e calçados infantis também apresentaram um valor acima da inflação geral.

Ulisses Fucuda lembrou que o Dia das Crianças, é apenas a primeira data comemorativa do último trimestre que conta ainda com a “Black Friday” e as festas de final de ano para alavancar as vendas.

“A Black Friday é uma campanha muito importante, pois contribui de forma significativa para o faturamento do ano. Estamos com expectativas positivas para as festividades de final de ano também, inclusive para estimular os lojistas já iniciamos a campanha de Black Friday e Natal”, frisou Shnji.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?