Prefeitura de Lorena tenta repor bomba e faz desassoreamento no Rio Mandi

Trabalho iniciado pela Vila Brito tenta evitar enchentes; Vila Nunes e Santa Edwirges também estão entre bairros atendidos

Máquinas trabalhando em Lorena; Prefeitura realiza desassoreamento para evitar inundações (Foto: Reprodução PML)

Andréa Moroni
Lorena

A temporada das chuvas fortes voltou e os moradores da Vila Brito, em Lorena, torcem para que o volume de água não seja forte para não causar inundações no local. A preocupação aumentou desde maio, quando uma bomba, que ajudava a evitar as enchentes, foi furtada do bairro.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Lorena explicou que foi feito o Boletim de Ocorrência, em maio, relatando o furto da bomba da Vila Brito e que a compra de um aparelho substituto está na etapa final.

Para prevenir enchentes, a secretaria de Meio Ambiente está realizando a limpeza e desassoreamento do Rio Mandi, no trecho do bairro Vila Brito.

O serviço vem sendo realizado desde o início de novembro. O trecho do rio localizado ao lado da BR-459, próximo à ponte da EEL-USP, já foi finalizado. Após a limpeza no trecho da Vila Brito, a Vila Nunes será atendida e, em seguida, o bairro Santa Edwiges.

A ação está sendo executada pelas equipes do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), com o acompanhamento da secretaria de Meio Ambiente. Estão sendo utilizadas duas escavadeiras, uma hidráulica e uma dragline (escavadeira usada em engenharia civil e mineração de superfície), cedidas pelo Governo do Estado de São Paulo, a pedido do prefeito Sylvio Ballerini (PSDB).

A limpeza favorece o escoamento e fluidez das águas, contribuindo para a prevenção de alagamentos nos bairros por onde o Rio Mandi passa, principalmente a Santa Edwiges, Vila Nunes e Vila Brito. Além disso, também contribui para a preservação ambiental, removendo materiais descartados de forma irregular e outros resíduos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?