Lorena promete para fevereiro a entrega dos uniformes escolares

Problemas com licitação deixaram 8,6 mil alunos sem uniforme em 2023; secretaria projeta novas creches e escolas de tempo integram em 2024

Saída das crianças da rede municipal; sem uniformes desde 2023, Prefeitura promete entrega para o próximo mês (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
Lorena

A Prefeitura de Lorena promete para fevereiro a entrega dos uniformes escolares para os 8,6 mil alunos da rede pública. Em 2023, as crianças não receberam o uniforme devido a problemas com a empresa que ganhou a licitação para a entrega do material.

A secretária de Educação, Sônia Aquino, explicou que o maior problema foi a qualidade do tecido apresentado pela empresa vencedora da licitação. “Nós tivemos que chamar sete empresas até conseguir a qualidade exigida no edital de licitação”.

A atual administração, que assumiu em 2021, abriu licitação para compra de uniformes no segundo semestre de 2022 devido à pandemia da Covid.

Com o problema da qualidade resolvido, Sônia disse que o material completo deve ser entregue após o Carnaval juntamente com o material escolar, que já está separado em kits na secretaria. As aulas na rede pública começam no dia 7 de fevereiro. “Mas no começo temos o período de adaptação das crianças, reuniões com os pais. Daí tem a pausa para o Carnaval e só depois retornamos”.

O uniforme oferecido pela Prefeitura, segundo a secretária, será completo com camiseta, bermuda, abrigo, meia e tênis. Os alunos da zona rural receberão um abrigo extra. Já para os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) será dada uma camiseta.

Obras – Uma equipe da secretaria de Educação está percorrendo as escolas municipais para verificar a necessidade de reparos. “Já fizemos a reforma da cozinha da Escola Rui Brasil, que estava desativada devido às chuvas. Nossa intenção é terminar toda a manutenção até o dia 25 de janeiro. Agora obras mais complexas, como reforma de telhado e parte elétrica, vamos realizar durante o primeiro semestre”.

A partir de março, a secretaria deve contar com duas novas creches, uma na Vila dos Comerciários e outra no bairro Santa Edwiges. Cada uma delas terá capacidade para receber 150 crianças. “Nós também estamos alugando uma casa no Novo Horizonte para instalar uma creche. Queremos evitar que as crianças tenham que atravessar o pontilhão da Dutra. Essa creche terá capacidade para atender cinquenta crianças”, contou Sônia. Devido às três futuras unidades, o cargo de assistente de creche é o que teve o maior número de vagas no concurso público anunciado pela Prefeitura.

Tempo Integral – A escola municipal Geraldo José Rodrigues Alckmin, na Vila Brito, passa esse ano a atender em tempo integral. Os alunos terão o ensino regular pela manhã e à tarde terão atividades como música, esportes, artes entre outros. “Nós temos em Lorena dez escolas que recebem alunos em tempo integral, a pedido dos pais. Mas a Geraldo Alckmin será exclusivamente integral, das 7h às15h30”, revelou a secretária.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?