Vereadores cobram distribuição de uniformes escolares da rede municipal de Lorena

De acordo com a Prefeitura, processo para aquisição está em licitação e deve terminar em novembro

Alunos da rede municipal de Lorena, em sala de aula sem uniformes; preocupação pela falta do material gera requerimento (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
Lorena

Os vereadores Fábio Longuinho (PSD) e Vanessa Andrea (Cidadania) apresentaram moção de apelo à Prefeitura de Lorena solicitando informações sobre a compra e distribuição dos uniformes para a rede municipal de ensino. Segundo os parlamentares, os alunos já estão há um ano e dez meses sem o uniforme.

O tema veio à pauta após encontro do presidente do Legislativo com alunos de escolas da cidade, realizado como parte de um projeto chamado “Café com o presidente: criança também sabe fazer política”. “Nesse projeto, recebemos crianças das redes pública e privada, de 7 a 9 anos. Esses encontros acontecem todas as terças-feiras”.

Segundo o vereador, na conversa as crianças são incentivadas a falar sobre o que poderia melhorar nas escolas e o sistema acabou chegando ao problema com os uniformes. “Me chamou a atenção quando os alunos das escolas municipais reclamaram da falta de uniforme, da falta de ventiladores nas salas, melhora na merenda e a falta de parquinhos”, contou Longuinho.

A Câmara, de acordo com o chefe do Legislativo, autorizou há cerca de cinco meses o remanejamento de cerca de R$ 5,5 milhões para a aquisição dos uniformes. “Estamos cobrando um posicionamento da secretaria da Educação, do setor de licitações sobre o que foi feito com a verba e por quê as crianças não receberam o uniforme”.

Executivo – A Prefeitura de Lorena enviou nota à imprensa sobre a compra de uniforme para a rede pública municipal. Segundo o texto, “(sobre) o processo de Licitação dos Uniformes Escolares, informamos que a primeira fase do pregão, referente à entrega de documentos, foi realizada em 13 de outubro. Três empresas foram vencedoras nessa etapa, uma para cada um dos três lotes: vestuário, meias e tênis. A próxima etapa é a apresentação das amostras e o pregão eletrônico, em 27 de novembro”.

Ainda de acordo com a nota da Prefeitura, há oito anos a rede escolar de Lorena não recebe uniformes. A proposta da gestão atual é fazer a entrega do uniforme completo para todos os cerca de 8,3 mil alunos da rede municipal, com recursos da Prefeitura de Lorena. “Educação não é gasto, é investimento. A nossa gestão está buscando melhorar a Educação de nossa cidade em todos os aspectos. E, para isso, além da compra dos uniformes, estamos realizando várias ações, como a aquisição de imóvel para a formação de professores, compra de novos mobiliários e playground e a reforma e ampliação de escolas”, declarou o prefeito Sylvio Ballerini.

O prefeito lembrou que também estão sendo feitos investimentos nas creches. “Retomamos a construção de duas creches, cujas obras estavam abandonadas (nos bairros Santa Edwiges e Comerciários 2), vamos reformar a creche do Parque das Rodovias e solicitamos ao Governo do Estado os recursos para a construção de uma nova creche no Jardim Novo Horizonte”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?