Lorena inicia revitalização da Rua Principal nesta segunda-feira

Prefeitura revela que obra tem custo de R$ 418 mil e duração esperada de três meses; projeto engloba reforma, revitalização e recapeamento

A rua Dr. Rodrigues de Azevevedo, principal trecho do comércio a céu aberto; Prefeitura inicia melhorias (Foto: Andréa Moroni)

Andréa Moroni
Lorena

A Prefeitura de Lorena dá início na próxima segunda-feira (11) a obra de revitalização da rua Dr. Rodrigues de Azevedo, a Rua Principal. Serão investidos R$ 418 mil e a reforma deve levar três meses.

A secretária de Obras e Planejamento Urbano, Rosana Reis, foi realizada licitação para a contratação da empresa que vai realizar a obra e a vencedora foi a Karajá Construções e Locações Ltda. “O valor investido são recursos próprios da Prefeitura e englobam reforma, revitalização e recapeamento da rua”.

Além do recapeamento da via, a obra vai contemplar a renovação da sinalização, a melhoria da iluminação pública e a adequação das calçadas para tornar a rua mais acessível a pedestres. “A obra será realizada por etapas, avançando gradativamente a cada quarteirão”.

Em relação ao trânsito no local, o secretário de Trânsito e Transportes, Rafael Soares dos Santos disse que durante a obra serão ajustadas as partes das calçadas que precisam de adequação. “Será retirada a ciclovia que existe hoje e implantada uma ciclofaixa, além do recapeado o trecho da linha do trem até a praça Arnolfo de Azevedo”.

Para apresentar o projeto, a Prefeitura realizou uma reunião com representantes da Acial (Associação Comercial e Industrial de Lorena) e lojistas.  Segundo Rosana Reis, todos os participantes deram opinião sobre o projeto. “Apresentados os planos e o cronograma da obra, bem como as medidas que serão tomadas para minimizar possíveis transtornos durante o período de execução. Nós também acatamos todas as ideias apresentadas pelos lojistas”.

Presente na apresentação, o prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini (PSD) destacou a importância da parceria entre o poder público e os comerciantes. “A revitalização da Dr. Rodrigues de Azevedo contribuirá para o fortalecimento da economia local, atraindo mais consumidores e aumentando a qualidade de vida dos moradores”, ressaltou.

Já o presidente da Acial, Ulisses Fucuda, destacou que a entidade avalia como positivo o projeto de revitalização. “Essa revitalização foi discutida em várias reuniões para que os comerciantes da Rua Principal opinassem sobre o assunto. Ressaltarmos a consideração do prefeito para com os comerciantes em atender às solicitações”.

Fucuda explicou que foram realizadas reuniões de discussão para a preparação do projeto com comerciantes, representantes da Prefeitura e membros da Amice (Associação dos Amigos do Centro de Lorena). Ele revelou que foram sugeridas iluminação adequada e eficiente, retirada das palmeiras e árvores, fiscalização do horário de colocação e o padrão de embalagem do lixo na rua, já definido como coleta noturna, após as 18h.

Ouve ainda a solicitação de agentes de trânsito presentes nas ruas do Centro e na praça Dr. Arnolfo de Azevedo para melhor fluidez dos veículos com foco nos sábados e horários de pico, retirar as guias da ciclovia, compartilhamento de estacionamento das bicicletas pelas demais ruas. “As sugestões foram para o centro de Lorena como um local tanto comercial como residencial. Nossa cidade é plana, permite o andar e caminhar de todas as pessoas. Nosso centro pode ser um imenso centro de passeio, compras e lazer a céu aberto, contou Fucuda”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?