Escolas de samba de Lorena reencontram os foliões na segunda-feira de Carnaval

Agremiações voltam a desfilar após período longe da avenida; estrutura na praça Arnolfo Azevedo conta com arquibancada para receber até mil pessoas

A passista e a criança, o carnaval de hoje e amanhã se reencontra com a população de Lorena; desfiles nesta segunda-feira (Foto: Reprodução PML)

Da Redação
Lorena

Depois de uma década longe dos desfiles oficiais, as escolas de samba de Lorena se reencontram com os foliões na próxima segunda-feira (12). Cinco agremiações passarão pela praça Arnolfo Azevedo para contar histórias e matar a saudade de quem ficou longe do samba.

Enquanto a Prefeitura ficou a cargo das apresentações, shows e bailes no “Guaypacareta” e o “Lorena Folia”, as escolas focaram no desfile. O secretário de Cultura, Leandro Meirinho, destacou a montagem de uma arquibancada para mil pessoas e camarotes para os jurados do desfile das escolas de samba.

Os ingressos para acesso às arquibancadas serão trocados por um quilo de alimentos não-perecíveis. “Em Lorena não fizemos repasse de verba para escolas e blocos, nós oferecemos a estrutura para o desfile na praça e o carro de som”, contou Meirinho.

A partir das 18h, a Liga das Escolas de Samba de Lorena dá o sinal para que os componentes de Os Acadêmicos, Império do Vinagre, Estrela D’Alva, Gaviões da Vila Brito e Unidos de Nova Lorena (ordem de apresentações) passem pela avenida.

Mestre sala e porta bandeira da Império do Vinagre; uma das cinco escolas a desfilar (Foto: Reprodução PML)

Primeira a desfilar, Os Acadêmicos do São Roque vem para uma passagem que já é histórica para a agremiação antes mesmo do dia 12. A escola vai sambar aos passos do enredo “Jubileu de Ouro, 50 anos de Acadêmicos”, que comemora os cinquenta anos de desfiles em Lorena. Serão sete alas, dois carros alegóricos e quatro tripés. A composição do samba enredo é de Cido e o intérprete, Serginho Maracanã. O desfile terá a coordenação da carnavalesca Victoria Pitybu Dos Anjos.

A Império do Vinagre promete muito com o enredo “Das trevas à luz, a cidade de Cubatão”. O autor é o presidente, carnavalesco e fundador da escola, Claudio Abreu, o Claudinho. Contando com o interprete Luizinho, a agremiação, que representa o bairro do Santo Antônio, tem o apoio da cidade de Cubatão para abordar o processo que o município paulista passou em projeto ambiental para se afastar da imagem ligada à poluição nas décadas passadas e virar exemplo de ações de preservação, reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas). Na avenida, serão oito alas, dois carros alegóricos e dois tripés, comissão de frente e ala de baianas.

Uma das mais tradicionais escolas de samba de Lorena, a Estrela D’Alva é a terceira a desfilar na praça Arnolfo Azevedo. O samba enredo “Amor eterno amor” foi composto por Gérson de Guaratinguetá, que também será o interprete. Presidente da escola que completa 75 anos em 2024, Marinho do Fretinho está à frente do desfile que teve o tema apresentado por Gilmar Nunes destacando o amor através da história antiga, dos romances no Brasil e pelo mundo.

A caçula do Carnaval de Lorena, a Gaviões da Vila Brito, vem para a avenida com o enredo “A Gaviões saúda o Casal do Dendê, na paz, no amor e na justiça”, composição de Dênis Corrêa e Fábio Destino. O presidente da escola é o Kall, que não escondeu que deve ser difícil surpreender as favoritas, mas vem com um desfile mais simples e a vontade da Gaviões de participar da festa em Lorena. “Queremos nos divertir, fazer um desfile lindo, participar”.

Fechando a passagem das escolas, a Unidos de Nova Lorena vai abordar em seu enredo o negro e sua cultura, seu passado e sua vida, desde a África à miscigenação no Brasil, destacando a luta da comunidade pelo respeito e seus direitos. O compositor é o presidente e carnavalesco Ademir Peralta.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?