Com proposta tradicional, Carnaval reúne milhares de foliões na região

Blocos “importados” de São Luiz do Paraitinga arrastam multidões; último dia do evento é marcado pela violência em Pinda

Bloco do Barbosa, em Lorena; blocos de rua, desfiles e apresentações marcam Carnaval na RMVale (Foto: Reprodução PML)

Da Redação
RMVale

Milhares de moradores da região saíram às ruas para festejar o Carnaval. Sem shows de artistas consagrados, os municípios apostaram em um formato de evento tradicional, agradando foliões de todas as idades.

Depois de sete anos de ausência, as escolas de samba de Lorena voltaram a participar da folia. Mesmo não competindo, cinco agremiações desfilaram na praça Doutor Arnolfo de Azevedo, entre as noites dos últimos sábado (16) e segunda-feira (20).

Além do retorno das escolas, outro ponto alto do CarnaLorena 2023, que, segundo a Prefeitura teve uma média de público diária de três mil pessoas por noite, foi a apresentação do tradicional Bloco do Barbosa, de São Luiz do Paraitinga, na noite da última terça-feira (22). Nem mesmo a chuva foi capaz de impedir que cerca de seis mil foliões prestigiassem a performance do motorista de ônibus, Benedito Barbosa, 63 anos, e seu grupo musical.

Promovido através de um investimento municipal de cerca de R$ 350 mil, o CarnaLorena contou ainda com matinês, blocos de rua e apresentações de DJs e de bandas de marchinhas.

Assim como em Lorena, os festejos de Momo em Pindamonhangaba tiveram como destaque atrações importadas de São Luiz do Paraitinga. Além do famoso Juca Teles, que animou a tarde do último sábado, os foliões puderam acompanhar o Bloco do Barbosa na tarde da última terça-feira. Os dois blocos atraíram à região central uma multidão, que seguiu os trios elétricos da Praça do Quartel até o Parque da Cidade. Os quatro dias de celebração tiveram ainda shows de DJs e de bandas de marchinhas, matinês e desfiles de blocos de rua.

Com um público diário de cerca de duas mil pessoas, o Cruzeiro Folia 2023 teve como principal atração a banda Dinos Folia, que com canções de axé, samba e marchinhas embalou os três dias de festa na praça 9 de Julho, no Centro. Monitorado por câmeras do COI (Centro de Operações Integradas), o evento teve ainda a distribuição gratuita de abadás, concurso da corte carnavalesca e as apresentações de DJ´s e de baterias locais.

Tendo como destaque o retorno do caminhão pipa responsável por refrescar o público na matinê, o Piquete Folia 2023 contou também com os desfiles de blocos de rua, concursos de fantasias e shows de bandas e DJs. Seguindo a tradição local, o evento, que de acordo com a Prefeitura reuniu cerca de vinte mil foliões, foi realizado na praça Duque de Caxias, na região central da cidade. O local foi palco ainda do desfile das escolas de samba do município, Império do Braz e Unidos da Vila Célia

Em Silveiras, os festejos de Momo atraíram aproximadamente dez mil foliões. Com um público de cerca de quatro mil expectadores, o último domingo (19), data em que ocorreram os desfiles de blocos de rua, é apontado pela organização do evento como o dia de maior movimentação na cidade. A festa teve também matinês e shows de bandas de marchinhas carnavalescas.

Violência – O último dia de Carnaval foi marcado pela violência em Pinda. De acordo com a Polícia Civil, um jovem de 22 anos foi morto a tiros na avenida Fortunato Moreira, no Centro, por volta das 21h da última terça-feira. O rapaz estava na via, que momentos antes havia recebido a passagem do Bloco do Barbosa, quando foi surpreendido por um atirador, que o atingiu com diversos disparos na cabeça e no tórax. A vítima, que não teve a identidade divulgada, morreu no local pouco antes da chegada do resgate.

Além de coletar depoimentos de testemunhas, a corporação analisa imagens de câmeras de segurança do CSI (Centro de Segurança Integrada) de Pinda e de estabelecimentos comerciais para tentar elucidar o crime. Até o fechamento desta edição, o autor do assassinato não havia sido identificado.

Em nota oficial, a Prefeitura de Pinda lamentou a morte do morador e afirmou que o local da execução fica distante dos três pontos de realização do Carnaval. O Executivo ressaltou ainda que nos locais de festa não foram registrados crimes.

Já no fim da noite, a Polícia Militar utilizou escudos e bombas de gás para dispersar um grupo de jovens na rua Bicudo Leme, também no Centro. A ação ocorreu após brigas e denúncias de que criminosos estariam ostentando armas de fogo no local. Em vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível observar um grupo de rapazes erguendo três revólveres. De acordo com a PM, a ação de dispersão terminou sem feridos ou presos.

As imagens dos jovens armados deverão ser analisadas pela Polícia Civil de Pinda.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?