Com utilização de câmeras do COI, Lorena intensifica fiscalização sobre descarte irregular de lixo

Trabalho conjunto de secretarias busca inibir e punir infratores, que promovam o acúmulo na cidade; multa pode chegar a R$ 1,1 mil

Descarte de lixo incorreto em terreno baldio; cidade intensifica fiscalização com auxílio do COI (Foto: Gabriel Mota)

Gabriel Mota
Lorena

Para tentar inibir os pontos de descarte irregular de lixo, a Prefeitura de Lorena está intensificando a fiscalização nos bairros. A principal novidade é o uso das câmeras do COI (Centro de Operações Integradas) na identificação de suspeitos para punição.

Diante de registros de acúmulo indevido de resíduos, as reclamações são constantes. Baseado em leis municipais, o Município busca aprimorar o trabalho, envolvendo mais pastas na procura por uma solução do problema.

Além das secretarias de Manutenção e Serviços Municipais, responsável pela remoção dos montantes, e de Meio Ambiente, a Segurança Pública passou a participar monitorando as vias pelas câmeras do COI, atendendo denúncias de moradores. A Prefeitura divulga materiais de conscientização para reforçar a necessidade dos cuidados.
“Além de ser inadequado (descarte irregular de lixo), traz problemas de saúde, traz diversos problemas para o munícipe. Então, através desse monitoramento, as informações vão chegando e nós, profissionais técnicos, intensificamos essas ações”, contou o secretário de Meio Ambiente de Lorena, Radamés Lázaro.

De acordo ainda com o chefe da pasta, após a constatação da infração, a autor terá de pagar uma multa no valor aproximado de R$ 1,1 mil. Além do monitoramento por câmeras, a Prefeitura segue recebendo denúncias de moradores.

Além de exaltar a importância da utilização do COI, o secretário municipal de Segurança Pública, Alfredo Pereira, ressaltou que as denúncias são essenciais. “Se você ver um vizinho descartando em local irregular, oriente essa pessoa ou tire foto. Essa denúncia também será usada como prova e, posteriormente, (o denunciado) até ser multado”.

Para fazer uma denúncia quanto ao descarte inadequado, o morador deve entrar em contato com a secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (12) 3157-2619 ou pelo e-mail semear@lorena.sp.gov.br.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?