Após deslizamentos e alerta da Defesa Civil, Ubatuba se prepara para novos temporais

Mais de trinta pessoas estão em alojamento providenciado pela Prefeitura; cidade registrou trezentos milímetros de chuva em 72 horas

Deslizamento de terra em estrada de Ubatuba; cidade se prepara para novos temporais depois de alerta da Defesa Civil (Foto: Reprodução)

Bruna Silva
Ubatuba

O temporal da noite da última quinta-feira (31) causou transtornos aos moradores de Ubatuba. Um trecho da Rio-Santos chegou a desabar parcialmente, além de deslizamentos e queda de muro no bairro Bela Vista. A Defesa Civil havia alertado para riscos de desastres naturais.

De acordo autoridades do município, Ubatuba registrou trezentos milímetros de chuva em 72 horas, enquanto a previsão era de cem milímetros. O temporal causou diversos estragos, como alagamentos, quedas de barreiras, erosão de pista e também quedas de árvores. Mais de trinta pessoas tiveram que deixar suas casas e permanecem alojadas na escola municipal Padre Anchieta. Ao menos, 17 crianças estão no local.

Devido ao solo estar saturado, pessoas em áreas de vulnerabilidade deverão redobrar a atenção para possíveis riscos de desabamento, deslizamento, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Um levantamento da Defesa Civil apontou que as regiões mais afetadas foram a central e norte. Um alerta para possíveis desastres naturais foi emitido pelo órgão, ainda na quarta-feira (30).  De acordo com o informativo, os temporais poderiam vir acompanhados de raios, vendavais e granizo e toda a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

A BR-101 (Rio-Santos) sofreu deslizamento de massa com bloco de rocha de aproximadamente dez toneladas. A pista chegou a ser interditada, mas foi liberada ainda na manhã desta sexta-feira (1). Os motoristas podem trafegar pela via em sistema de pare e siga.

A prefeita Flávia Pascoal (PL) afirmou por meio de redes sociais que “mais uma vez nossa Ubatuba está sendo castigada pelas fortes chuvas. Nossa Defesa Civil trabalhou durante toda a noite. Agradecemos a todos da Assistência Social e do Fundo Social que estão prestando apoio para as famílias abrigadas na EM Anchieta”.

A previsão do tempo apontou dias de chuva no município até o início da próxima semana. A chuva deve dar trégua a partir da próxima terça-feira (5). A temperatura máxima deve oscilar entre 24 e 28ºC, enquanto a mínima entre 22 e 23ºC.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?