Com 13 mil famílias registradas, Lorena entrega novo Posto do CadÚnico

Busca por benefícios sociais aumenta na cidade, que amplia atendimento; sistema facilita acesso para programas estaduais e federais

Sylvio Ballerini e equipe da Prefeitura descerram placa na inauguração da unidade para atendimento social (Foto: Andréa Moroni)

Andréa Moroni
Lorena

Com dois mil atendimentos por mês, Lorena já conta com uma nova estrutura para as famílias registradas no CadÚnico. Desde a última quarta-feira (13), pessoas que vivem em alta vulnerabilidade social podem buscar o Posto do CadÚnico, que possui salas para entrevistas e recepção para atendimento de apoio social.

A cidade tem registrado um aumento na procura por benefícios sociais desde o início da pandemia da Covid-19. Só no programa de distribuição de renda do Governo Federal, o Bolsa Família, mais de seis mil famílias recebem o benefício.

A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Elaine Lopes de Oliveira informou que, até fevereiro, 13.614 famílias estavam cadastradas no CadÚnico. “O cadastro é a porta de entrada para todos os programas sociais dos governos estadual e federal. Ele é importante para que as pessoas consigam benefícios, como Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada)”. Além Bolsa Família e o BPC, o sistema facilita ainda acessos a benefícios e programas sociais, como tarifa social de energia elétrica, carteira do idoso, o Programa Viva Leite e o ID jovem para meia entrada ou gratuidade no transporte ou eventos.

A diretora do posto, Patrícia Marques, explicou que para participar do CadÚnico é necessário que a família tenha renda de até R$ 3 mil ou com um salário mínimo per capto (R$ 1.412,) podem solicitar o cadastro.

Até fevereiro, segundo Patrícia, o sistema constava com 6.594 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. “Nós estamos ainda em um período pós-pandemia em que a população de assistência cresceu e hoje a gente atende um público significativo. Estamos com 13.614 famílias cadastradas, sendo que quase 50% está linha da pobreza. É um número muito alto, que exige da assistência social um trabalho focado, planejado para que seja possível garantir direitos”.

O prefeito Sylvio Ballerini (PSD) destacou, durante o evento de reinauguração, que o CadÚnico tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, unindo as políticas públicas e os cidadãos criando uma rede de proteção social. “Nossa gestão tem investido fortemente no social, com uma série de ações voltadas para essa área”.

O novo Posto do CadÚnico funciona na rua Bernardino de Campos, nº 220 no Centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para entrevistas (coletas de dados sociais) e até 17h para retirada de documentos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?