Lorena e Guará abrem mais de 1,7 mil vagas para cursos gratuitos

Iniciativa é voltada a capacitação profissionalizante de jovens e adultos com foco para a inserção no mercado de trabalho

Prédio do Ciejap Milton Ballerini, onde serão ministradas as aulas dos cursos em Lorena; Guará também abre inscrições (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Lorena e Guaratinguetá

As prefeituras de Lorena e Guaratinguetá abriram nesta segunda-feira (19) mais de 1,7 mil vagas para cursos gratuitos voltados à qualificação profissional de jovens acima de 16 anos. As áreas variam entre administração, beleza, culinária e idiomas.

Em Guaratinguetá, a ação oferece cerca de mil vagas em 21 cursos ministrados nos períodos da manhã, tarde e noite, com certificação pelo Senai. As inscrições serão abertas às 16h, de forma presencial, na sede do Qualifica Guará, no nº 301 da rua Santa Clara, no bairro Campinho. O cadastro pode ser feito até dia 28 e não é necessário ser morador da cidade para participar.

As capacitações são destinadas a maiores de 16 anos e abrangem os cursos de assistente administrativo, assistente de contabilidade, assistente de departamento pessoal, assistente de logística, assistente de recursos humanos, atendente de farmácia, cuidador de idosos, customização de roupas e acessórios, elétrica residencial, estética e beleza, garçom/garçonete, informática, inglês básico, inspetor de qualidade, libras, manutenção de computadores, manutenção de eletrodomésticos, maquiagem, marketing e vendas online, organização de feiras e eventos, recepção e secretariado.

Já em Lorena, a ação, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Fundo Social, abre, na próxima quarta-feira (21), inscrições para 705 vagas em 11 cursos destinados preferencialmente a moradores maiores de 18 anos em situação de vulnerabilidade social. As aulas serão ministradas no primeiro semestre de 2024 e os interessados podem escolher entre as áreas de corte e costura (75 vagas), artesanato (50 vagas), azulejista/pintor (75 vagas), padaria artesanal (105 vagas), cuidador de idoso (50 vagas), depilação e design de sobrancelha (100 vagas), assistente de cabeleireiro (50 vagas), barbeiro (50 vagas), manicure (50 vagas), maquiagem (50 vagas) e massoterapia (50 vagas). Os cadastros devem ser feitos de forma presencial até o dia 28 de fevereiro, das 8h às 17h, no Mercado Municipal.

Para participar das ações nas duas cidades é necessário comparecer aos locais de inscrição com documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência, comprovante de escolaridade (no caso de Guará), e uma foto 3×4 para Lorena. Menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?