Guará tem últimos dias para solicitação de isenção no IPTU

Prefeitura disponibiliza ainda sistema do IPTU Digital, com carnês revisados após problemas no cálculo

Fila para atendimento presencial, na sede da Prefeitura, sobre IPTU; solicitações de isenção encerram amanhã (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

O atendimento para o contribuinte solicitar a isenção do IPTU (Imposto Territorial Predial Urbano) se encerra nesta terça-feira (20). O prazo do benefício teve início no último dia 7, em meio à ação que disponibilizou carnês online por meio do o “IPTU Digital”, sob responsabilidade das secretarias da Administração e Fazenda.

Para solicitar a isenção no imposto, os moradores devem procurar a sede da Prefeitura das 9h às 17h. A gestão municipal disponibilizou dois modelos de isenção: 100% ou 50%.

Todas as instruções para este benefício e para o acesso ao IPTU Digital estão no site da Prefeitura, o guaratingueta.sp.gov.br.

Já para receber a versão digital do carnê, o contribuinte, ao acessar o site e ter em mãos o número da inscrição do seu imóvel, disponível em carnês anteriores. Desta maneira, é possível imprimir a guia. Ainda de acordo com informações da Prefeitura, quem necessitar de suporte para a impressão do documento, pode comparecer em dois postos de atendimento, o Espaço Multiuso, que fica na rua Visconde do Rio Branco, nº 115, no Centro, e na Rodoviária da cidade.

Após o imbróglio em relação aos valores de carnês do IPTU em Guaratinguetá, comunicado no último dia 23, a Prefeitura garantiu a aplicação de limitador de acréscimo ao valor final da contribuição (aprovado na Câmara). O Munícipio já possui os carnês com as correções que foram necessárias.

A secretária da Fazenda, Tânia Mara Souza, destacou que objetivo da Prefeitura é facilitar o atendimento aos moradores e que o a opção do carnê digital foi uma sugestão da própria empresa de software contratada. “Se a pessoa por outro motivo estiver aqui, ou quiser vir até aqui, será atendido e esse carnê será impresso. Nós montamos estes postos por conta de que, aqui, na entrada da Prefeitura, estaremos atendendo a isenção de 2024”, explicou Tânia.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?