Em epidemia de dengue, Guará implanta ambulatório para casos suspeitos

Unidade é instalada em UBS da região central da cidade; Município registra 680 casos da doença neste ano

Ambulatório para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita da doença; ações para inibir avanço da doença (Foto: Reprodução PMG)

Lucas Oliveira
Guaratinguetá

Para agilizar a identificação de vítimas da dengue, a Prefeitura de Guaratinguetá implantou na segunda-feira (19) um ambulatório para o atendimento exclusivo de pacientes com suspeita da doença. A medida foi adotada no dia seguinte à publicação do decreto municipal que declarou situação de emergência pública em Saúde devido à caracterização do quadro de epidemia de dengue na cidade.

Em nota publicada nas redes sociais da Prefeitura, na terça-feira (20), a secretaria de Saúde orienta os moradores que estão com sintomas de dengue, como febre alta e dor muscular intensa, a comparecerem ao ambulatório implantado em um setor da UBS (Unidade Básica de Saúde) Doutor Oswaldo Cruz, que fica na rua Marcílio Dias, região central da cidade. Contando com uma equipe formada por médicos e enfermeiros, o espaço recém-implantado funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h. Além de testes capazes de identificar a doença, o ambulatório oferece hidratação e medicação adequada de acordo com o quadro de cada paciente.

A criação do espaço exclusivo para atendimento de casos suspeitos de dengue faz parte do plano de ações adotado pela Prefeitura em meio à situação de epidemia enfrentada pela cidade. Na terça-feira (20), o prefeito Marcus Soliva (Republicanos) baixou um decreto, publicado no Diário Oficial de Guaratinguetá, declarando situação de emergência pública em Saúde. Em vigência por 120 dias, o ato autoriza a Prefeitura a utilizar todos os recursos e equipamentos necessários para detectar e eliminar os criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, e adquirir insumos e materiais que contribuam para o referido trabalho.

Na data de publicação do decreto, o Município contabilizava 554 casos de dengue neste ano, número que saltou para 680 nesta quarta-feira (21). O montante pode subir nos próximos dias, já que 13 moradores aguardam o resultado de exames de identificação da doença.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?