Aparecida abre ambulatório e inicia força tarefa contra dengue

Com ação que passará por bairros da cidade, Vigilância Epidemiológica tenta evitar sobrecarga nos postos de saúde e no Pronto Atendimento

Pneus e materiais descartados a céu aberto são um risco para proliferação da dengue; Aparecida intensifica ações (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Aparecida

Com 173 casos positivos, Aparecida deu início a um novo protocolo contra a dengue. A Prefeitura montou uma força tarefa para combater os criadouros do mosquito transmissor Aedes aegypti. Foi criado ainda um espaço específico para atender às pessoas com os sintomas da doença.

A partir desta quarta-feira (3) começa a funcionar o centro de atendimento específico para casos de dengue, chikungunya e zika vírus. O espaço vai funcionar no Ambulatório Municipal “José Rosa do Prado”, localizado no prédio do CAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador), na avenida Monumental, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Também na quarta-feira começa a força tarefa, que vai unir várias secretarias. Na ação, será feito o combate ao vetor e retirada de criadores, orientação e conscientização dos moradores, visita casa a casa, retirada de criadouros e entulhos. “Nós temos encontrado dificuldades nas visitas porque são muitos imóveis fechados e enfrentamos a recusa de alguns moradores, principalmente no Jardim Paraíba, considerada área nobre do município”, contou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Denise Braga.

Denise salientou que a Prefeitura foca o planejamento no aumento dos casos da doença e da dificuldade em vistoriar algumas residências na cidade. “O aumento de casos sobrecarrega nossas unidades de saúde e o nosso Pronto Atendimento, que também atende as cidades de Potim e Roseira”.

A diretora salientou que o paciente com dengue retorna várias vezes ao Pronto Atendimento para avaliação de plaquetas e do hemograma. “Ter esse paciente retornando ao Pronto Atendimento para casos leves acaba dificultando o atendimento do restante das pessoas, principalmente os casos de urgência e emergência.

Os primeiros dias da força tarefa da Prefeitura terá início nos bairros São Roque e Aroeira (dia3); Vila Mariana e Santa Edwirges (dia 4); Rosa de Ouro e Santa Terezinha (dia 5); Ponte Alta (dia 9); Ponte Alta e Jardim Paraíba (dia 10); Jardim Paraíba (dia 11); Jardim Paraíba e São Sebastião (dia 12); São Sebastião e São Geraldo (dia 15); Itaguaçu (dia 16); Centro (dia 18); Centro e Santa Rita (dia 19); Santa Rita e São Francisco (dia 22); São Francisco e Santa Luzia (dia 23).

Segundo o último boletim da Vigilância Epidemiológica de Aparecida, os casos confirmados de dengue são 173 e outros 61 aguardam confirmação. A cidade registrou ainda um caso de chikungunya.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?