Flic reúne escritores em evento que aborda poder social da literatura

Com o tema “Livros e Brasis: lugar de pertença e luta”, sexta edição conta com debates, apresentações, MPB, Fliquinha” e “Espaço do Escritor”

Exposição de livros na Flic, em 2021; feira volta ao Museu Major Novaes para sua sexta edição em Cruzeiro (Foto: Reprodução PMC)

Thales Siqueira
Cruzeiro

O mês de setembro começa no ritmo da boa leitura em Cruzeiro. A Prefeitura realiza nos dias 8 e 9 a sexta edição da Flic (Feira Literária de Cruzeiro). O evento, no Museu Major Novaes, terá como tema “Livros e brasis: lugar de pertença e luta”, reunindo escritores e artistas de toda região, com direito a manifestações culturais, oficinas, debates, lançamentos de livros e shows musicais.

Assim como na edição do ano passado, o estande “Espaço do Escritor” volta à programação, voltado a qualquer pessoa da cidade ou da região, que tenha interesse em divulgar o seu trabalho. “O ambiente servirá para que pesquisadores, escritores e amantes da literatura que tenham obras publicadas possam expor o seu trabalho”, destacou o diretor de cultura, Patrick Ribeiro.

A Flic 2023 prepara ainda diversas outras movimentações artísticas e culturais, entre elas, apresentação de teatro, circo e muita música.

Um dos destaques da edição deste ano são os shows dos cantores de MPB, Luciana Mello e Kiko Zambianchi. “O município concorreu nos programas de difusão cultural do Estado de São Paulo, onde fomos beneficiados com o aporte de R$ 100 mil, podendo custear a contratação de dois shows de MPB para a Flic”.

De acordo com Ribeiro, o objetivo é trazer para os participantes “a ideia de democratização da cultura, criando um paralelo entre literatura e oportunidade de construção da história e do pertencimento de um povo”. “A proposta é trazer à tona a importância da decolonização do livro. Tornar o espaço literário comum a todos com múltiplas vozes e lutas”, frisou Ribeiro, que destacou que a literatura não é mais exclusividade da elite como já fora no passado. “Se outrora somente a elite, concebida como intelectualizada, ocupava esse espaço, hoje temos um espectro multifacetado de pessoas que buscam democratizar o livro e a literatura para a compreensão e valorização de nossos Brasis”.

Durante os dois dias de evento, o público poderá participar de diversas atividades, como roda de conversa, saraus e contação de histórias. Haverá ainda a “Fliquinha” para as crianças.

Foram confirmadas a participação de sete livrarias no evento, entre elas a Livraria do Vale e a Livraria Móvel da Unesp (Universidade Estadual Paulista). A Flic 2023 deve contar ainda com a presença do escritor Stefano Volp e do jornalista e colunista do UOL, Rodrigo Casarin.

Flic – Criada em 2017, para comemorar o aniversário da cidade e levar à região uma imersão na literatura, a Feira Literária de Cruzeiro é realizada no Museu Major Novaes, que fica na avenida Jorge Tibiriça, s/n, na Vila Canevari.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?