Palestra aborda os benefícios da equoterapia para os autistas

Evento no Oratório São Luiz em Lorena e é aberto ao público e faz parte de ação organizada por famílias de pessoas com TEA

Equoterapia para crianças com TEA; palestra nesse sábado aborda a importância da atividade para o desenvolvimento das crianças (Foto: Reprodução EBC)

Andréa Moroni
Lorena

Um grupo de pais e apoiadores de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), batizado de “Universo do Autista”, promove neste sábado (14), a palestra “A importância da Equoterapia para o autista”, com a instrutora e pedagoga Jordana Marcondes. A proposta é apresentar à comunidade como a prática pode auxiliar no dia a dia da pessoa com o transtorno.

O evento está marcado para às 16h, no Oratório São Luiz, na avenida Coronel José Vicente, nº 657. A palestra é aberta a todos os interessados.

Grazzy Santos é uma das organizadoras do grupo e enfatiza como a equoterapia é importante. “Sempre fazemos palestras com especialistas em tratamento da pessoa com espectro autista.  E, como a equoterapia é umas das indicações para o TEA, pensamos em falar sobre a importância do tratamento para as pessoas com deficiência”, explicou.

A equoterapia é um método terapêutico físico, ocupacional e educacional que utiliza cavalos, que servem para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, melhorando as funções neurológicas. É indicado para pessoas que possuem deficiências físicas ou necessidades especiais, como síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou autismo.

Em Lorena, a terapia pode ser feita de forma particular ou através do convênio com a Prefeitura. “Existe uma parceria com a prefeitura, que assiste 20 crianças e adolescentes. Para obter o tratamento gratuito é necessário a solicitação do médico e procurar a secretaria de Saúde”, informou Grazzy.

Ela lembrou os benefícios para as crianças e adolescentes com TEA com a equoterapia são inúmeros. “A terapia ajuda na coordenação motora, foco, atenção, equilíbrio”. As aulas são ministradas na Equus Equoterapia & Equitação, em Lorena.

Guaratinguetá – O serviço de Equoterapia, que é realizado pelo grupo Equoterapia Arte e Vida em Guaratinguetá vai ser retomado. Depois de problemas com a diretoria, um grupo de pais assumiu a coordenação do projeto. Eles estão realizando campanhas de doação e vendas de rifa para manter a terapia no Recinto de Exposições.

Para ajudar o projeto, alguns haras da região vão alimentar os animais por 2 meses. Os atendimentos estão suspensos desde 13 de outubro do ano passado e devem voltar no dia 23 de janeiro. O pix do grupo para quem puder ajudar é arteevidaguara@gmail.com.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?