Santa Casa de Cachoeira realiza segundo parto em menos de três meses

Novo procedimento inesperado amplia expectativa sobre atendimento na maternidade, que tem prognóstico de volta até maio

Santa Casa de Cachoeira, que registrou segundo nascimento após fim da intervenção municipal (Foto: Arquivo Atos)

Thales Siqueira
Cachoeira Paulista

Quase dois meses depois do fim da intervenção municipal na Santa Casa de Cachoeira Paulista, um bebê nasceu em um parto inesperado. É o segundo nascimento em menos de três meses. A expectativa da nova diretoria é que a maternidade volte a funcionar até o mês de maio.

Na última quarta-feira (3), às 5h43, nasceu um novo cachoeirense. O parto foi realizado pela médica obstetra, Dra. Marianne Kramer, que tem um consultório particular na cidade e também atende no ambulatório do hospital.

Paula Nunes, de 41 anos, que presta serviços de doulagem (suporte físico, emocional e informacional desde a gestação até o pós-parto), consultoria de aleitamento humano e fotografia de parto estava presente no momento do nascimento.

Paula contou que os pais do bebê são de Cruzeiro, e que a ideia era realizar o procedimento de forma humanizada em Pindamonhangaba, mas devido a imprevistos o pequeno acabou nascendo em Cachoeira Paulista.

Dra. Marianne revelou que a paciente estava desde o último sábado (30) com contrações irregulares de noite que paravam durante o dia. A bolsa rompeu e as contrações efetivas tiveram início na madrugada da última quarta-feira (3). “Quando examinei, o bebê já estava quase nascendo e não daria tempo de chegar em nenhuma maternidade e optei por levá-la para a Santa Casa de Cachoeira, por ser bem próxima do meu consultório. Chegando lá, fomos muito bem recebidos pela equipe de plantão e o bebê nasceu pouco depois, saudável e chorando”, destacou.

Esse foi o segundo parte em três meses. No final de outubro, depois de 11 anos, uma grávida deu à luz na Santa Casa, depois de dar entrada passando mal. Ela chegou no hospital e ao ser socorrida a equipe médica constatou que a mulher estava em trabalho de parto prematuro. O último nascimento havia sido registrado em 2012.

O diretor administrativo, Renato Marton, que assumiu como interventor do hospital no dia 1 de setembro do ano passado, com o objetivo de reativar o centro cirúrgico e retirar a intervenção da Prefeitura, comemorou o segundo nascimento na cidade. Ele acredita que a maternidade vai voltar a funcionar até maio. “Estamos trabalhando arduamente para conseguir as liberações para que ela (maternidade) possa funcionar de maneira integral, não apenas realizando parto, mas cuidando do pré-natal e do pós-parto, em especial de recém nascidos pré-maturos”, frisou Marton, que disse ainda que o objetivo é humanizar os atendimentos. “Temos uma preocupação em, não apenas iniciarmos os partos, mas sim em humanizar os atendimentos para essas famílias. A mãe precisa chegar na Santa Casa e se sentir abraçada pelos profissionais que ali a esperam”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?