Cachoeira e EDP debatem estratégias para solucionar constante queda de energia no Turma 26

Moradores reclamam de perda de eletrodomésticos e alimentos; concessionária deve realizar vistoria no bairro na tentativa de inibir novas falhas

Subestação Mantiqueira da EDP; empresa tenta solucionar queda de energia no Turma 26; em Cachoeira (Foto: Reprodução)

Thales Siqueira
Cachoeira Paulista

Atendendo às reclamações dos moradores do bairro Turma 26, a Prefeitura e a EDP se reuniram com o objetivo de solucionar o problema de queda de energia no bairro. A concessionária informou que uma vistoria deve ser realizada no local nos próximos dias e que está aumentando a equipe de trabalho para atender o município com mais rapidez.

No encontro foram pontuadas e mostradas as reclamações feitas nas redes sociais, com relação à prestação de serviços da empresa na Turma 26. Para a vistoria no bairro ser realizada, a Prefeitura deve enviar um ofício com os números de instalação das localidades com problema.

 “Já solicitamos números de instalações de moradores da localidade para instruir o ofício. Eles irão fazer uma visita técnica no bairro, analisar transformadores e o porte de árvores que podem estar afetando a distribuição”, pontuou a secretária de Governo, Patrícia Andrade.

A constante queda de energia no bairro é motivo de inúmeras reclamações por parte dos moradores que afirmam que somente a poda de árvores não é capaz de solucionar o problema que já dura anos. Muitos afirmam que tiveram aparelhos eletrônicos danificados e a perda de alimentos que estavam na geladeira e acabaram estragando devido à falta de energia.

É o caso do empacotador Patrick Vinícius dos Santos, de 26 anos, que conta que desde da época do seu avô os moradores sofrem com esse problema. “Desde a época do meu avô sempre teve esse problema. Choveu e deu uns ventos já acaba a energia. Isso quando a energia não cai sem motivo nenhum. Já aconteceu isso várias vezes, a gente está assistindo televisão e do nada acaba a energia”, reclamou Santos, que contou ainda que quando a energia acaba costuma demorar em torno de seis horas para voltar. “Já queimou meu microondas por causa dessas quedas. Já perdi carne de porco que deixamos na geladeira para fazer e estragou. Fora chegar cansado e querer tomar um banho quente, assistir uma televisão e não poder porque está sem energia”, lamentou o jovem.

Ele espera que a rede elétrica do bairro seja trocada para solucionar o problema. “Infelizmente sempre tivemos esse problema e espero que a rede elétrica venha a ser trocada. Porque só podar as árvores não vai adiantar. O disjuntor e a rede elétrica estão uma porcaria”, frisou.

A reportagem do Jornal Atos entrou em contato com a EDP para entender o que pode estar ocasionando essas constantes quedas de energia no bairro da Turma 26. A concessionária informou que os efeitos das mudanças climáticas na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) têm provocado eventos cada vez mais intensos que impactam diretamente nas redes de distribuição de energia.

Em nota oficial, a EDP esclareceu que “de acordo com monitoramento da Climatempo, a primeira quinzena de outubro de 2023, em Cachoeira Paulista, foi marcada por um aumento de 227,7% no volume de chuvas e de 67,18% na quantidade de raios registrados, em comparação com o mesmo período do ano anterior”. A empresa destacou ainda que entre os dias 1 e 15 de outubro registrou 202 ocorrências na rede elétrica do município, mais do que o registrado em todo o mês de outubro de 2022.

A concessionária aguarda o encaminhamento de números de instalação de referência, entre outras documentações solicitadas à prefeitura, para que seja realizada uma inspeção técnica no local.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?