Para evitar novo surto, Guaratinguetá cria estratégias para combater dengue

Após laudos com resultados preocupantes, Prefeitura aposta em uma série de reuniões para discutir formas de combater o Aedes aegypti

Combate ao mosquito Aedes aegypti em Guaratinguetá; cidade tenta inibir a presença de criadouros (Foto: Reproduçãso PMG)

Bruna Silva
Guaratinguetá

Com foco em evitar um surto de dengue, a secretaria de Saúde de Guaratinguetá promoveu uma sequência de encontros com foco em debater formas de combater o Aedes aegypti. A incidência das doenças causadas pelo mosquito tem assustado a cidade.

De acordo com a Prefeitura, a reunião buscou estabelecer parâmetros entre o histórico de epidemia na cidade, áreas de maior incidência, risco, além do detalhamento do trabalho que é elabora. “A finalidade é unir as forças dos diversos setores da sociedade contra o contra o Aedes aegypti que é transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A prevenção é um dever de todos nós”, assegurou.

A Vigilância Epidemiológica apontou uma alta infestação do mosquito. Para conter o avanço, os agentes de endemias passaram avaliar, bloquear e controlar casos suspeitos e positivos durante as abordagens em residência. A proposta visa ainda orientar moradores e eliminar possíveis criadouros, além de acompanhar casos suspeitos através das unidades de saúde.

A recomendação da secretaria de Saúde é de que, ao sentir sintomas como febre, dores no corpo e mal estar, o morador busque atendimento médico especializado. Por outro lado, a prevenção também pode ser feita mantendo terrenos limpos sem materiais ou entulhos, lixeiras tampadas, caixa d’água limpa periodicamente e também portas e janelas fechadas, principalmente ao nascer e pôr do sol.

No último fim semana, a Operação Cata-Bagulho atendeu os bairros: Cooperi, Vale da Serra, Paineiras e Mantiqueira. A medida integra as ações de combate ao mosquito da dengue. A programação do próximo sábado (23), ainda não foi divulgada.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?