Universitários ligados à Santa Casa de São Paulo voltam a realizar mutirão em Aparecida

Atendimento do Peca conta com trezentos profissionais para crianças, jovens e adultos; serviços disponíveis até o próximo dia 24

Atendimento de moradores de Aparecida por meio de parceria entre Prefeitura e universitários; Peca volta a partir do dia 18 (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Aparecida

Aparecida fechou nova parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo para mais uma edição do mutirão de atendimentos médicos em várias especialidades. O Peca (Programa Expedições Científicas e Assistências) será realizado a partir desta quinta-feira (18) e segue até o próximo dia 24, inclusive no final de semana.

Os atendimentos serão realizados gratuitamente por cerca de trezentos profissionais no Centro Municipal de Especialidades Médicas e Diagnóstico por Imagem, no bairro Ponte Alta, para crianças, jovens e adultos, das 8h às 17h.

Serão oferecidos atendimento em clínica médica; geriatria, dermatologia, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, neurologia, endocrinologia, otorrino, pediatria, ortopedia, radiologia, urologia, cardiologia, fisiatria, psiquiatria, fonoaudiologia, odontologia, nutrição, fisioterapia, psicologia, oftalmologia, reumatologia, enfermagem.

Para crianças, os médicos também farão a triagem da linguagem (atraso na fala e aprendizagem), avaliação da saúde geral, orientações para alimentação saudável, saúde bucal (cáries, uso de chupeta, entre outros), sono e crescimento. Os pais devem levar o documento de identificação, a carteirinha SUS, carteirinha de vacinação e caderneta da criança.

O prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira, o Piriquito (Podemos), destacou a necessidade da parceria com a Santa Casa de São Paulo para ampliar as possibilidades de atendimento. “No ano passado nós conseguimos detectar vários casos de câncer e de coração, que foram imediatamente encaminhados para tratamento e cirurgia”.

Na edição do Peca de 2023 a Prefeitura enfrentou problemas com a Justiça devido à irregularidades na licitação para contratação de hospedagem para os médicos.

Em agosto do ano passado, a Justiça determinou o imediato afastamento de Piriquito, por noventa dias, acatando denúncia feita pelo Ministério Público.

Em dezembro de 2022, a Prefeitura realizou um pregão eletrônico em que firmou um contrato com a empresa Ecomapp Hotel e Restaurante Ltda no valor de R$ 196.360 para a contratação de 552 quartos, que, segundo a denúncia, acomodariam aproximadamente 1.204 pessoas. Foi verificado um superfaturamento de R$ 72.096.

Segundo a denúncia, a contratação não obedeceu ao prazo de oito dias úteis entre a publicação do aviso (03/01/2023) e a apresentação das propostas (11/01/2023) do pregão, nos termos do que prevê o artigo 4°, inciso 5, da lei n° 10.520/2002.

O advogado Anthero Mendes Pereira, que representou o prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira, o Piriquito (Podemos) e a secretária de Planejamento e Governo, Mayara Figueiredo, obtiveram no TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), um agravo de instrumento que suspendeu o afastamento de ambos das funções administrativas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?