Gol no último lance acaba com o sonho do Guará na Copinha

Campanha surpreendente marcou participação do Atlético, desclassificado após duro duelo com o Aster

Jovens do Atlético Guaratinguetá, que deixam a Copa São Paulo após campanha inédita (Foto: Reprodução Bruno Motta/ACG)

Da Redação
Guaratinguetá

Acabou. A emocionante campanha do Atlético Guaratinguetá na Copa São Paulo de Futebol Juniors chegou ao fim em um lance confuso, que resultou no gol de Júlio Cesar, aos 50 da segunda etapa, garantindo a classificação do Aster Itaquá, na tarde desta quarta-feira (17). Ao Corujão do Vale, sobrou o orgulho de uma participação com direito a passar por favoritos e a expectativa de futuro positivo do jovem clube.

A partida, válida pelas oitavas de final, marcou o duelo de dois “recém-nascidos” do futebol brasileiro.

Criado em 2022 pelo ex-goleiro da Esportiva de Guaratinguetá, João Carlos Fonseca, o Cacalo (presente em comissões técnicas do Guaratinguetá Futebol Ltda e do Manthiqueira) e pelo empresário Carlos Arini, o Carlito (ex-proprietário do Guará), o Atlético disputou sua segunda Copinha. Em 2023 caiu na segunda fase, após derrota para o Fluminense. Nesta, deixou para trás Bahia, Joinville e Cuiabá. Já o Aster é ainda mais jovem. Iniciou suas atividades há dez meses e logo em sua primeira Copinha, tem feito bonito. Agora são cinco vitórias e um empate, com direito a desbancar o Sport, o Santo André e o Palmeiras, atual bicampeão da Copinha e dono da melhor categoria de base no país.

Com esses currículos, as duas equipes fizeram um jogo acirrado e equilibrado em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo. Os donos da casa começaram no ataque. O Aster teve duas oportunidades aos 5 e 7 minutos, que pararam no goleiro Luiz Otavio.

Com dificuldades para invadir a área, o Guará abriu o placar em um chute de fora. Golaço de Matheus, no ângulo.

Mas parece que a bola do Aster estaria fadada a entrar nos acréscimos. O primeiro gol do time de Itaquaquecetuba veio aos 47 do primeiro tempo, quando Vitão cabeceou no segundo pau em cobrança de escanteio, após o goleiro Luiz Otavio não alcançar cruzamento.

Na segunda etapa, a partida se apresentou mais amarrada, principalmente quando a chuva caiu sobre o pequeno e lotado estádio Ildeu Silvestre do Carmo. O ritmo só esquentou nos minutos finais.

Aos 44′, Dieguinho quase fez em jogada pela esquerda. Um minuto depois, Nicolas perdeu boa oportunidade pelo Guará.

E quando todos se prepararam para a decisão por pênaltis, um lançamento na área achou Vitão, que escorou para o meio da área e encontrou o cabeceio de Júlio César que definiu a classificação do Aster.

Derrota dos meninos do treinador Jeci, de Cacalo, de Carlitos, da torcida que fez festa, sob sol ou chuva, em todos os jogos no Dario Rodrigues Leite, da cidade, que voltou a sonhar grande, com jovens como Sorriso, Pérgola, Matheus, Luiz Otavio e companhia.

Já o Aster espera pelo confronto entre Botafogo-SP e Flamengo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?