Sob risco de epidemia, Pinda cobra apoio popular no combate à dengue

Cidade registra mais de setecentos casos em pouco mais de três meses; Prefeitura intensifica vistoria e nebulização de imóveis

Fiscalização de moradias e áreas públicas contra a dengue; doença tem números alarmantes em Pinda (Foto: Divulgação PMP)

Lucas Oliveira
Pindamonhangaba

Temendo uma epidemia de dengue em Pindamonhangaba, a Prefeitura emitiu um comunicado nesta semana pedindo o apoio da população no combate à proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti. Além de solicitar uma maior colaboração por parte dos moradores, o Município aposta na intensificação das ações de vistoria e de nebulização de imóveis para tentar conter o avanço da doença.

Em nota publicada em seu site oficial e redes sociais na tarde da última segunda-feira (15), a Prefeitura revelou dados alarmantes sobre a dengue. Segundo o boletim da secretaria de Saúde, a cidade contabilizou 773 casos da doença entre 1 de novembro do ano passado e o último dia 6. Apesar de não informar detalhes sobre a vítima, a pasta informou que no período registrou uma morte causada pela doença. O número de contaminados supera em 2.762% o contabilizado entre novembro de 2022 e janeiro do ano passado, que foi de apenas 27 registros.

De acordo com o levantamento da Prefeitura, os pontos da cidade que possuem maior incidência de casos são os bairros Jardim Bela Vista e Santa Luzia e o distrito de Moreira César, onde lideram os registros os bairros Terra dos Ipês 1, Vila São José, Vila São João, Vila São Benedito, Pasin e Mantiqueira.

No comunicado oficial publicado pelo Executivo, o coordenador do Programa de Saúde da Vigilância Epidemiológica, Ricardo da Costa Manso, solicita o apoio da população nas ações de prevenção e combate aos criadouros do Aedes aegypti. “Pedimos que todos possam abrir a porta de sua casa para que esse trabalho aconteça. Outra ação importante que os proprietários das residências podem colaborar é com a retirada de material sem uso, principalmente os que possam acumular água. Temos PEV’s (Postos de Entrega Voluntária) espalhados em toda a cidade e o correto é fazer o descarte correto nessas unidades”.

Segundo a Prefeitura, a equipe de Controle de Vetores está promovendo vistorias e nebulizações em imóveis espalhados por todos os pontos de Pinda e de Moreira César. Além de mutirões de limpeza e de aplicação de inseticidas, a partir da próxima semana está prevista a distribuição de panfletos informativos à população sobre a importância de evitar o acúmulo de água parada em suas casas. Além de afastar o risco de que a cidade registre uma epidemia de dengue já a partir deste mês, o trabalho municipal busca evitar que neste ano a cidade enfrente um quadro como o do ano passado, quando 1.965 moradores foram contaminados, maior índice desde 2020, ano em que ocorreram 1.967 casos da doença.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?