Prefeitura de Cruzeiro intensifica mutirões para combater avanço do mosquito da dengue

Vistorias são realizadas em locais considerados de risco; foram 442.235 casos prováveis em 2019

Ação de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, em Cruzeiro (Foto: Divulgação PMC)

Bruna Castro
Cruzeiro

Para evitar o aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya, a secretaria de Saúde retomou o mutirão realizado aos finais de semana para detectar focos do mosquito em residências e terrenos baldios de Cruzeiro.

Até julho de 2019 foram registrados cerca de 128 casos de dengue na cidade, mas a taxa pode ser ainda maior em vista das fortes chuvas e temperaturas elevadas, fatores que compõem o cenário perfeito para a proliferação do mosquito.

De acordo com o boletim epidemiológico realizado pela secretaria de Vigilância em Saúde, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, em 2019 foram registrados 442.235 casos prováveis de dengue no estado de São Paulo, além de 1.570 casos de chikungunya e 694 casos de zika.

O secretário da Saúde, Danilo Rezende, explicou que o apoio da população é imprescindível para o combate ao mosquito. “Acho que o mais importante da população é fazer a denúncia. Nós criamos um Whatsapp para fazer a denúncia de algum terreno que esteja com entulho e possíveis focos. A pessoa fica sabendo, faz a denúncia e nós mandamos um agente verificar”.

Os mutirões são realizados aos sábados pelos agentes de combate a endemias. Na semana serão feitas vistorias nas residências para orientar os moradores sobre os perigos de focos do mosquito. Os bairros Vila Paulo Romeu, Lagoa Dourada, Segundo Retiro da Mantiqueira e Vila Celestina foram os primeiros a receberem o mutirão. Ainda segundo o secretário, existem possibilidades de intensificar o combate com mutirões durante a semana.

Em Guaratinguetá, a operação “Catabagulho Contra a Dengue” retirou 350 caminhões com restos de materiais inservíveis em 2019. A iniciativa é uma das ações para o combate de focos do mosquito, além de limpeza de criadouros de animais peçonhentos. De acordo com a administração municipal, a operação terá continuidade durante o ano.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?