Caraguá aposta na tecnologia para combater a dengue

Prefeitura utiliza drones na fiscalização de casas de veraneio; cidade registra aumento preocupante de casos da doença

Visão da câmera de drone, utilizado para vistorias casas de veraneio; Caraguá intensifica ações contra dengue (Foto: Divulgação PMC)

Lucas Oliveira
Caraguatatuba

Preocupada com o aumento de casos de dengue em Caraguatatuba, a Prefeitura iniciou no último fim de semana a utilização de drones para fiscalizar casas de veraneio. O uso do recurso tecnológico foi a alternativa encontrada pelo Município para ter acesso a imóveis trancados e que pertencem a moradores de outras cidades.

Em nota divulgada em seu site e redes sociais, a Prefeitura informou que no último dia 3 realizou um mutirão de combate a criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, em bairros como Jardim Primavera, Martim de Sá e Centro. Contando com cerca de trezentos servidores municipais e voluntários, a operação vistoriou aproximadamente sete mil imóveis e buscou conscientizar seus moradores sobre a necessidade de evitarem o acúmulo de água parada em objetos.

Para garantir que a fiscalização contemplasse o maior número possível de imóveis, o Executivo decidiu recorrer à tecnologia. De acordo com a Prefeitura, casas de veraneio tiveram seus quintais e demais áreas abertas filmadas por drones. Com análise das imagens captadas, os fiscais notificarão os proprietários dos imóveis flagrados com água parada em piscinas, calhas e outros lugares e objetos.

Segundo a secretaria de Saúde, a cidade praiana registrou em janeiro deste ano 86 casos de dengue. O número supera em 681% o do mesmo período do ano passado, que foi de 11.

A iniciativa municipal agradou a moradora da região central, Maria Aparecida de Jesus, 58 anos. “A gente faz a nossa parte, mas sabemos que tem gente que vem uma vez por ano na cidade e deixa a casa sem os cuidados”.

De acordo com o Executivo, os equipamentos aéreos seguirão sendo utilizados pela equipe da secretaria de Saúde nos trabalhos de fiscalização aos demais pontos do município praiano.

O mutirão do último fim de semana foi acompanhado pelo prefeito Aguilar Junior (PL), que ressaltou sua importância e que solicitou à colaboração da população no combate à doença. “Temos visto inúmeros casos de dengue em cidades próximas e até mortes. Por isso, estamos nos mobilizando para conscientizar as pessoas. A Prefeitura fará sua parte, mas precisamos do apoio da população. Reserve dez minutinhos de seu dia e verifique a sua casa, o seu quintal. Isso fará toda a diferença”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?