Por sonho olímpico, nadadores da região conquistam índice para o Troféu Maria Lenk

Sérgio Vieira e Paula Togeiro garantem vaga para seletiva olímpica no Rio de Janeiro

Paula Togeiro comemora a vitória e o índice para a seletiva olímpica, obtidos na piscina do Itaguará (Divulgação / Itaguará)
Paula Togeiro comemora a vitória e o índice para a seletiva olímpica, obtidos na piscina do Itaguará (Divulgação / Itaguará)

Leandro Oliveira
Cruzeiro

Dois atletas da região disputaram o Open de Natação, na última semana. A competição serviu como primeira seletiva para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e qualificou 25 nadadores brasileiros.
Sonhando com um dos índices às Olimpíadas, Paula Togeiro e Sérgio Ramires, nascidos em Cruzeiro e Lorena, respectivamente, caíram na piscina em Palhoça, Santa Catarina, onde conseguiram bons resultados. Ambos asseguraram vagas para a próxima e última seletiva, no Troféu Maria Lenk, em abril, no Rio de Janeiro.
Sérgio Ramires é uma das promessas da natação lorenense. Aos 20 anos, o nadador, que treina no Itaguará em piscinas curtas (25m), encarou os concorrentes nos 50m peito na etapa de Palhoça, do Open.
Competindo pelo Clube Espéria, Sérgio conseguiu diminuir sua marca no ano e ficou em primeiro lugar na primeira série. Mas os principais concorrentes das outras séries superaram o tempo do lorenense, que acabou eliminado na primeira fase.
Ele contou o que o fez cair na primeira fase. “Eu comecei muito bem na prova. Fechei bem a minha série, mas acabei ficando entre os trinta. O nível era o mais alto possível, todos os atletas são absolutos e todos queriam a mesma vaga. A briga era entre 40, 50 atletas, por uma vaga. Apesar de eu não ter conseguido avançar, avalio minha participação como positiva, pois, tecnicamente, me senti bem”, analisou.
Já Paula Togeiro voltou a vestir a camisa do Unisanta nesta temporada. Ela nadou nos 50m livre, 50 costas, 100 costas, 4 x 50 livre, 4 x 100 livre, 4 x 100 medley e 4 x 50 medley. A nadadora, de 20 anos, se saiu bem nos 50m costas e chegou à final na categoria. Na decisão, Paula ficou na sexta posição.
“Eu saí bem satisfeita e feliz em saber que agora tudo está se encaixando. Virei bem mais forte em 2016. Participar da seletiva olímpica, estar junto dos melhores, ver os atletas pegando índice me faz ter mais vontade de estar lá”, explicou Paula.
A nadadora detalhou sobre seu tempo na competição e o sexto melhor tempo nos 50m costas. “Tenho que ficar entre as 6 do Brasil para ir (às Olimpíadas). Não é nada fácil. Fiz 57s no Open, e o sexto tempo era de 56s. Tenho mais uma competição para tentar e acho que todas ainda estão na briga. Natação é um esporte que muda muito em pouco tempo”.
Sérgio Ramires e Paula Togeiro embarcam para o Rio de Janeiro em abril do ano que vem. O Troféu Maria Lenk será a última chance dos nadadores conquistarem índices para os Jogos Olímpicos do Rio. A competição também servirá como evento teste do Parque Aquático Olímpico.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?