Cruzeiro discute Plano Diretor de Turismo com 55% de metas concluídas

Revisão dividida em três audiências; Prefeitura prevê entrega de obras neste ano e maior divulgação para 2020

Monumento na Praça 9 de Julho, em Cruzeiro; cidade debate propostas do Plano Diretor do setor (Foto: Arquivo Atos)

Rafaela Lourenço
Cruzeiro

Após três anos de atividades do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico, e 55% das metas concluídas, a Prefeitura de Cruzeiro realiza uma série de encontros para revisão do projeto. Serão três audiências públicas para apresentar os trabalhos, ouvir a população e entregar o planejamento dos próximos anos.

Aprovado em abril de 2017, o Plano Diretor conta com 47 pontos estratégicos para atuação municipal. A revisão, que teve início na última quinta-feira, deve ser feita a cada três anos. A primeira será concluída em março. Com 55% das metas concluídas, 45% de obras em andamento e 5% no planejamento, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo quer ouvir a população para preparar as metas dos próximos trabalhos.

De acordo com o secretário responsável pela pasta, Diego Miranda, na primeira audiência foram apresentados os resultados obtidos nos três primeiros anos de atuação.

A segunda audiência será de agenda propositiva, ou seja, para receber as sugestões da população. O encontro será realizado no próximo dia 12, às 19h no Museu Major Novaes, e a terceira reunião está prevista para o dia 19 de março, novamente às 9h, no Teatro Capitólio, onde será votado o texto final.

Miranda salientou que a participação popular é de extrema importância nesses encontros técnicos sobre uma área que ainda não é destaque no município, mas que agrega pessoas comprometidas como o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), agentes, guias turísticos e proprietários de bares, restaurantes e pousadas. “Nossa intenção é de deixar bem estruturada, organizada (cidade) para que a medida que a “pessoa do privado” (sic) acreditar nisso, ela vá começar receber essa demanda de turistas na cidade”.

Segundo o secretário, a ideia é estruturar, tornar o município mais atrativo, principalmente com foco no ecoturismo e turismo de aventura para divulgá-lo em 2020. “Esse ano a gente espera entregar as obras que estão faltando, para que aí sim, a cidade estando pronta, a gente ofereça. Não queremos oferecer sem o mínimo de infraestrutura possível para receber bem o turista”, frisou.

Entre os destaques estão a conquista do título de MIT (Município de Interesse Turístico), que viabilizou o convênio de R$ 600 mil por ano, a reforma do teatro Capitólio entregue, a obra da praça Dr. Antero Neves, que tem previsão de conclusão para junho, e a revitalização do Santo Cruzeiro, que deve iniciar ainda este ano. Miranda acredita que até dezembro o Executivo assine o convênio no valor de R$ 465 mil para a construção de um parque de aventuras no Bosque Municipal.

Picos da Mantiqueira – A região turística criada em parceria com a Prefeitura de Lavrinhas, em 2017, teve a formalização da associação da sociedade civil composta por membros de Cruzeiro e Lavrinhas em 2019, para administrar, por exemplo, o serviço de arvorismo que será implementado no bosque. O secretário encaminhará todos documentos para regularização no cartório, na próxima segunda-feira. ・gA partir da formalização da Associação, vai ser tudo através dela. Vamos poder fazer convênios, contratar empresas que vão fazer esse plano de gestão regional・h. A sede será na praça Dr. Antero Neves, junto ao Centro de Informações Turísticas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?