Após paralisação do transporte em Guará, Sindicato e Oceano aguardam decisão do Tribunal sobre benefício

Participação de lucros é alvo de atrito entre órgão e empresa, que aponta déficit orçamentário

Ônibus do TUG são impedidos de seguir viagem pelo Sindicato da categoria; paralisação atingiu período da manhã em Guará (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba paralisou o transporte coletivo de Guaratinguetá entre às 6h e às 7h30 desta segunda-feira (2). O Sindicato alega falta do pagamento da participação de lucros aos funcionários e as férias estão atrasadas. A empresa Oceano negou a falta de pagamento das férias e disse não estar obtendo lucro para pagar o benefício da participação em ganhos.

Às 6h, os sindicalistas chegaram à rodoviária e não permitiram que os ônibus do TUG (Transporte Urbano de Guaratinguetá) que estavam no terminal saíssem para seguir viagem. Os ônibus que já estavam na rua, retornaram para a rodoviária no itinerário normal, e também ficaram estacionados, até às 7h20, quando foi realizada Uma reunião entre os trabalhadores, para definir se eles voltariam ou não ao trabalho.

A reunião terminou com os trabalhadores informando que voltariam ao trabalho normalmente, já que nesta terça-feira será realizada uma audiência no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), em Campinas, para debater a situação. Após a reunião, os ônibus voltaram a circular normalmente e o transporte público foi normalizado antes das 9h.

O Sindicato cobra o pagamento da participação de lucros e as férias, que segundo o grupo, também estão atrasadas. “Era para ser pago no ano passado, em setembro. Depois, foi prometido em fevereiro a primeira parcela. Como não foi pago, a gente decidiu parar”, contou o vice-presidente do Sindicato, Manoel Galvão.

Resposta – A Oceano nega que as férias estejam atrasadas. Sobre a participação de lucros, a empresa afirmou que não é possível pagar a participação, se não houver lucro obtido por parte da Oceano. “Nós temos um déficit grande de passageiros, as autoridades já estão sabendo disso”, contou Edna Abdala, proprietária da Oceano. “Pensando por esse lado, não temos como dividir lucro. O salário está em dia, o cartão alimentação e o vale estão em dia. Lucro, a gente distribui quando tem, quando não tem, a gente não distribui”.

Na Justiça – O TRT vai julgar o caso nesta terça, às 16h30. O Sindicato descartou qualquer nova paralisação para terça, mas afirmou que vai dar publicidade da decisão judicial aos trabalhadores e colocará a decisão em assembleia na quarta-feira.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?