Com agenda diversificada, região tem blocos, shows, cordões e cancelamentos

Cidades investem em programação variada; festas são canceladas em Aparecida e Cachoeira Paulista

Folia no último final de semana em Pindamonhanagba, um dos principais pontos do Carnaval na região (Foto: Bruna Silva)

Rafaela Lourenço
RMVale

Uma das festas mais populares do país deve reunir milhares de foliões na RMVale (Região Metropolitana do Vale Paraíba). Além do tradicional desfile das escolas de samba de Guaratinguetá, a atração principal de outros municípios são os blocos de rua. Em cidades como Lorena e Cruzeiro, as prefeituras optaram por festas em menor escala, priorizando as famílias.

Quem preferiu comemorar o feriado antecipadamente teve como destino a festa de Potim. A secretaria de Cultura realizou o evento entre os dias 13 e 17 deste mês, com shows, desfile de blocos de rua e torneio de truco no Recinto de Exposições.

Aqueles que pretendem festejar entre os dias 21 e 25 de fevereiro na sub-região 3 da RMVale, têm uma extensa lista para a folia.

A Prefeitura de Canas centralizou o evento na Praça dos Imigrantes com som ao vivo da banda Saxsom, matinê para as crianças e a participação dos blocos de marchinhas de São Luiz do Paraitinga, Barbosa e Juca Teles, no sábado e domingo, às 19h respectivamente. Confira a programação completa no site canas.sp.gov.br

Assim como Potim, Moreira César antecipou a comemoração com o pré-Carnaval no último final de semana, mas Pindamonhangaba segue com a programação. A abertura dos desfiles de blocos carnavalescos foi realizada pelo Bloco da Ferroviária, na última quarta-feira. A Praça do Quartel, da Bíblia e o Parque da Cidade serão palcos de atrações como matinoite, show do grupo Sambatuque e Dj Yago. Todos os detalhes em pindamonhangaba.sp.gov.br

Roseira, que terá cinco dias de festa na praça Sant’Ana, das 20h às 1h e matinê no sábado e domingo, das 15h às 18h, também receberá o Juca Teles. Já os shows serão por conta das bandas Folia, Cinta Liga, Sambrasil Axé Bahia e grupo Amizade Certa. Confira os horários do evento acessando roseira.sp.gov.br

São esperados cerca de 50 mil foliões em Cunha, tradicionalmente conhecida pelo bloco das Piranhas, realizado anualmente na segunda-feira de Carnaval. A expectativa apenas para este dia é de vinte mil pessoas na cidade. A festa começa na sexta-feira, às 22h, e segue até a terça-feira com desfiles de blocos, apresentação de DJ’s e show de pagode com o Batuke Geral. Mais informações sobre o evento estão publicadas no site cunha.sp.gov.br

A Prefeitura de Piquete divulgou a programação 2020 destacando a proibição, por motivos de segurança, de cooler, caixa de isopor, garrafas e copos de vidro no espaço do evento. A cidade terá o desfile de dois blocos no sábado, o Bloco do Pijama e Acadêmicos da Cidade Paisagem. A banda Extrapola vai comandar os cinco dias de festa, que também contará com feira de artesanato local.

Folia no aquecimento para o Carnaval em Guaratinguetá (Foto: Reprodução PMG)

Enquanto há municípios que se movimentam para atrair o maior número de blocos e foliões, outros optam por festas menores priorizando as famílias locais, como Lorena e Cruzeiro, que mais uma vez realizarão o Carnaval na praça Dr. Arnolfo de Azevedo e Praça 9 de Julho, respectivamente, entre os dias 23 e 25.

Os eventos contarão com apresentações artísticas, marchinhas e matinês. Em Lorena, a fonte da praça funcionará durante todos os dias para refrescar as crianças. Acesse os sites das prefeituras, lorena.sp.gov.br e cruzeiro.sp.gov.br para saber os detalhes e cair na folia.

Além das praias, o Litoral Norte também deve atrair foliões de toda a região que buscam descanso de dia e agitação à noite. Ubatuba, com o slogan “Eu pulo, eu curto, eu canto” terá 26 blocos, festival e baile de marchinhas, matinê, de 20 a 25 de fevereiro, no entorno do coreto da praça Exaltação à Santa Cruz, a Praça da Matriz, no Centro. Obtenha todos os detalhes em ubatuba.sp.gov.br

Caraguatatuba iniciou as festividades na quinta-feira com o Bloco da Solidariedade e mais de 500 abadás. O Fundo Social doou unidades para instituições como de atendimento ao idoso e pessoas com deficiência, para que todos pudessem participar. Ao todo serão 17 blocos, trios elétricos em 9 bairros e apresentações como Preta Gil, Exaltasamba e Murilo Huff.

As principais cidades turísticas da região, Aparecida e Cachoeira Paulista não realizarão Carnaval neste ano. O prefeito Edson Mota (PL) anunciou o cancelamento do evento na primeira semana de janeiro justificando o aumento de custo proveniente da segurança, mortes e violências ocorridas em 2019. O chefe do Executivo garantiu que o dinheiro economizado será revertido para a área da saúde, um dos principais gargalos do município.

A prefeita Dina Moraes (PDT) divulgou o cancelamento do evento na última quinta-feira. A Prefeitura alegou que a cidade tem como foco principal o turismo religioso e que o Carnaval não é prioridade neste momento. O valor deve ser investido em setores como Educação, Saúde e Infraestrutura.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?