Bastidores da Política

Sob nova direção

Ricardo Piorino

Em temporada de alinhamento partidário, o mercado político de Pinda registra o controle absoluto do PSL local nas mãos do vice-prefeito Ricardo Piorino – por obra e graça do senador Major Olímpio.

Pelo que se ouviu nas esquinas da cidade, o partido, agora sob nova direção, deverá receber um elenco especial de candidatos ao Legislativo, todos empunhando as bandeiras da reeleição de Isael Domingues.

Piorino, que já saiu a campo em preparação à pré-campanha que se aproxima, fez questão de visitar aliados de primeira hora, como também alguns distanciados do grupo que às vezes por pequenos acidentes de percurso passaram a ‘jogar água fora da bacia’.

O pensamento do Domingues é tentar repatriar os parceiros que lamentavelmente caíram no ‘canto da sereia’ para compor os quatro ou cinco partidos, incluindo agora o PSL e o DEM para o palanque de 4 de outubro…

A hora do sacrifício

Quem segue em ritmo de bloco em Pinda – e que não é de Carnaval – é o PT da cidade em busca de nomes para o desfile eleitoral desta temporada. Disseram que a falta de mulheres dispostas a enfrentar as urnas pode dificultar o partido em lançar chapa completa de vereadores (dezessete postulantes) para tentar eleger Herivelto Vela à Câmara. Segundo a Lei Eleitoral, cada vaga feminina incompleta elimina dois homens no quadro de candidatos.

Perguntar não ofende

Por que o encontro entre o vereador Marcio Almeida e o pré-candidato Argus Ranieri na semana passada teve que acontecer longe de Guaratinguetá? Seria por causa dos agregados do prefeiturável ou da patuleia do prefeito Marcus Soliva???

Simpatia e abraços

Entre um cafezinho e outro no Esperança de Guará, alguém próximo a candidatura de Junior Filippo levantou a hipótese de que o prefeiturável poderá surpreender o mercado eleitoral com o anúncio de uma mulher para concorrer ao seu lado como vice. Embora não tenha revelado nome, a suspeita é de que trata-se de alguém ligada ao social e com simpatia de sobra.

Ventos favoráveis

Corre na boca pequena de Cruzeiro, se a escolha do próximo vice-prefeito de Thales Gabriel for analisada por mérito e conquistas efetivadas, o secretário de Desenvolvimento Econômico Diego Miranda vai ter que prestar atenção na data de desincompatibilização. A não ser que o atual vice, Dr. Davi Mota, tenha saúde eleitoral para permanecer na parceria.

‘Pede pra sair’

E por falar em Cruzeiro, a ‘mobília funcional’ da administração Thales Gabriel está mudando de lugar. Esta semana chegou na especulação política que Danilo Resende, que vinha pilotando duas secretarias – Saúde e Administração, pediu sua baixa de uma delas. Não porque tenha sido picado pelo mosquito da dengue, mas por não suportar a pressão da população por atendimento na saúde, Danilo vai permanecer apenas fazendo as contas, quer dizer, com a administração. Teve gente apostando na famosa saída em dois toques…

Desincompatibilização

Ainda sobre Cruzeiro, no entra e sai de secretários e adjuntos, Carlinhos Valle anuncia seu afastamento do primeiro escalão de Gabriel para disputar vaga na futura Câmara e a grande surpresa, Joselito Lemes – ex-homem forte de Ana Karin – cogitado para assumir seu lugar como secretário de Educação. Ah! Para cumprir tabela na Saúde, Nicolas de Piquete vem com tudo para manter o ritmo do governo municipal. Acreditem se quiser…

De morto pra ver quem…

…vem no enterro Corre na boca pequena de Guará a indagação de muitos eleitores sobre o vereador Nei Carteiro, diante do caso da denúncia de superfaturamento na compra de alimentos para merenda escolar: analfabetismo cultural – quando a pessoa consegue ler mas não interpretar, ou mero oportunismo político! A gravidade da denúncia, que pode comprometer a alimentação de 13 mil alunos da rede escolar, levou o prefeito Marcus Soliva à tribuna da Câmara, esta semana, para explicar a matemática dos gastos. Parece que Nei confundiu o valor teto da abertura da licitação, na ordem de R$ 3 mi, com valor médio de R$ 2 mil que realmente serão pagos pelos alimentos durante um ano.

Linchamento virtual

Délcio Sato

Apesar de prefeito de Ubatuba, “o mar não está para peixe” para o prefeito Délcio Sato (PSD), conforme comentários de muitos ‘cientistas políticos’ do pedaço.

Como se não bastassem as frequentes reclamações sobre a demora em resolver os problemas de mobilidade urbana e infraestrutura, a gestão de Sato anda sendo criticada pela ausência de cuidados com pontos históricos da cidade. Dias atrás, repercutiu nas redes sociais mais um vídeo de um morador denunciando o péssimo estado de conservação da tradicional ‘Praça do Cristo’, no Itaguá.

Pelos sucessivos “linchamentos virtuais” que o Executivo vem sofrendo, alguns integrantes de sua equipe, que trabalham sua reeleição, já temem o pior. Ou seja, que tudo “venha por água abaixo”.

Pense numa obra ‘zicada’?

Parece que o prefeito Isael Domingues vai ter de contratar um ‘rezador’ para ajudar a solucionar as obras das duas UPAs – Araretama e Cidade Nova que enfrentam sérias dificuldades para conclusão. Em efeito cascata, a administração enfrenta a oposição caluniosa, empresas sem condições financeiras de prosseguir com os serviços licitados, vandalismo, furtos de materiais e pior, o Governo Federal segurando as parcelas finais dos recursos para o ‘ponto final’ na construção, para Prefeitura inaugurar o novo atendimento à saúde de Pinda. Esta semana a comunicação municipal emitiu nota oficial desmentindo os oportunistas eleitorais de que a grana veio e o prefeito gastou em outras demandas…

Projeto “vou de táxi”

O vereador Rafael Goffi pode ter agradado a muitos com seu projeto aprovado na Câmara de Pinda, dias atrás, que regulamenta a postura e o serviço de táxi na cidade; porém, dificilmente deverá conter o efeito contrário de boa parte dos taxistas nos quesitos tempo, uso e principalmente a padronização da cor dos automóveis. Disseram que o mais recomendável para evitar constrangimento neste período eleitoral é que o parlamentar não utilize um táxi para se locomover.

Bomba

A informação quase oficial que chegou na Câmara de Lorena durante a última sessão, de que o advogado o Dr. Marcos Sá deverá ser o vice de Sylvio Ballerini na disputa de 4 de outubro desandou com a maionese de dois ou três do Legislativo que sonhavam e faziam contas de serem convocados para o cargo. Além de mal-estar nos sonhadores do plenário, até entre os assessores parlamentares houve zum-zum tipo: “poxa, nem me consultou a respeito!?!?”

Efeito inseticida

A provável escolha de Marcos Sá para vice de Sylvio sinaliza a primeira vez que ele vai percorrer a passarela eleitoral acompanhado de um político experiente e de ficha limpa. Avaliaram que pela reação de alguns vereadores e o desespero de alguns agregados do palanque de Ballerini, que o nome do advogado demonstrou um ‘efeito inseticida’ com capacidade de expurgar de ‘ratos do banhado a ácaros e parasitas’ do pedaço. O Tanga Frouxa que se cuide!!!

Tabuleiro dos vices

Major Lescura

Se o nome de Marcos Sá causou espanto no ‘pessoal das sombras’ que ‘persegue’ o Ballerini, entre a maioria dos eleitores de Lorena o efeito foi contrário, causou expectativas.

De acordo com a classe pensante da cidade e os comentários nas mais diferentes áreas, a decisão de 4 de outubro pode estar nas mãos dos vices.

Até porquê, na candidatura governista, pode ter o Major Carlos Lescura que poderá também fazer a diferença para Marietta Bartelega avançar na disputa pela sucessão de Fábio Marcondes…

Em Alta

Lorena – A administração Fábio Marcondes, por colocar a cidade entre as que mais investiu nos últimos anos com recursos próprios, mesmo com a frieza do governo do Estado em reter recursos já licitados para obras na cidade e, em fato inusitado, a secretaria estadual da Educação solicitar a devolução de dois ônibus que operava o transporte escolar no município. Mesmo diante de desafios gritantes, o Executivo segue com o ousado projeto de revitalização da Peixoto de Castro.

Em Baixa

Cachoeira Paulista – A Câmara Municipal, que em nova demonstração de subserviência endossou dias atrás o devaneio administrativo do prefeito Edson Mota, aprovando projeto de criação de três novas secretarias. Além de onerar as finanças do município, Executivo e Legislativo ignoram o que população sente na pele, que mais importante que a saúde pública e normalização da situação da Santa Casa, estão os planos da atual classe política em seus próprios interesses…

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?