Ubatuba registra segundo caso de gripe aviária

Vigilância Sanitária monitora moradores que podem ter sido expostos ao vírus H5NI; cidade praiana é a única do estado com focos da doença

Ave trinta-réis-real; animal portando H5NI morre em Ubatuba, cidade tem segundo caso registrado (Foto: Reprodução)

Da Redação
Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba confirmou na manhã desta quinta-feira (15) o segundo caso de gripe aviária registrado neste mês no município. Tentando conter a disseminação do vírus H5NI na cidade, a Vigilância Epidemiológica monitora um grupo de moradores que presenciou o resgate do animal contaminado.

De acordo com a Prefeitura de Ubatuba, a Vigilância Sanitária foi acionada no último dia 8 por dois turistas que encontraram um pássaro, da espécie   trinta-réis-real, caído em uma via do bairro Maranduba, que fica na região sul do município. Debilitado, o animal chegou a ser resgatado pelos técnicos do órgão, mas morreu poucas horas depois. Exames comprovaram que o óbito foi motivado pelo vírus H5NI.

Cinco moradores que acompanharam o resgate da ave, e podem ter sido expostos ao vírus, seguirão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica pelos próximos dez dias. Caso apresentem sintomas gripais, eles deverão ser isolados em suas casas.

Este foi o segundo caso registrado na cidade neste mês, sendo que o primeiro foi confirmado pela Prefeitura, no último dia 6, e também envolveu um pássaro da espécie trinta-réis-real. O animal foi encontrado morto no último dia 4 em uma via da região central.

Recolhido pelo Instituto Argonauta, o corpo da ave foi encaminhado a um laboratório de Campinas que constatou que a morte foi causada pelo vírus H5NI. Três moradores que tocaram no pássaro seguem sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Os dois focos de gripe aviária de Ubatuba são os únicos registrados no estado de São Paulo neste ano. O fato vem gerando preocupação nas autoridades e famílias da cidade praiana já que além de acometer aves o vírus H5NI pode ser fatal para humanos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?