Número de casos de gripe aviária sobe para quatro no Litoral Norte

São Sebastião confirma primeiro foco da doença; Prefeitura e Estado monitoram Praia dos Boneteiros

Aves da espécie trinta-réis-de-bando; outro caso é confirmado no Litoral Norte após pássaro infectado ser encontrado (Foto: Divulgação PMSS)

Da Redação
São Sebastião

Aumentando a preocupação de autoridades e da população do Litoral Norte, São Sebastião registrou no último fim de semana seu primeiro caso de gripe aviária. Com a confirmação, a região praiana atingiu a alarmante marca de quatro pássaros silvestres contaminados pelo vírus influenza H5NI em pouco mais de um mês.

A Prefeitura de São Sebastião revelou na tarde da última sexta-feira (7) que foi constatado que uma ave da espécie trinta-réis-de-bando, encontrada debilitada próxima à Praia dos Boneteiros, está infectada pelo H5NI. Resgatado, o animal foi encaminhado para atendimento veterinário.

De acordo com o Executivo, uma equipe da CDA (Coordenaria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo), vinculada à secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento, isolou o local onde o pássaro foi encontrado e iniciou um trabalho de monitoramento da área. A ação, que conta com o apoio de técnicos do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de São Sebastião, seguirá por tempo indeterminado.

A Prefeitura solicita que moradores ou turistas que encontrem aves debilitadas ou mortas na cidade acionem imediatamente o CCZ, através do telefone: 199.

Até o momento, Ilhabela é o único dos quatro municípios do Litoral Norte que não registrou focos de gripe aviária. Envolvendo pássaros da espécie trinta-réis-real, os dois primeiros casos foram confirmados em Ubatuba nos dias 4 e 15 de junho. Enquanto o corpo da primeira ave foi encontrado na região central da cidade, o outro foi recolhido em uma via do bairro Maranduba. Oito moradores que tiveram contato com os animais foram monitorados pela Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, porém não foram contaminados pelo H5NI. Já o terceiro caso foi registrado no último dia 23 em Caraguatatuba. Uma ave da espécie trinta-réis-de-bando, a mesma do caso de São Sebastião, foi resgatada da Praia da Cocanha, que fica na Região Norte. Um casal de turistas, que encontrou o animal caído, segue monitorado pela Vigilância Epidemiológica de São Paulo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?