Política a conta-gotas…

Pensando em 2024

Régis, Caneca e Corpo Seco

Tornou-se voz corrente nas redes sociais o encontro entre o vice-prefeito de Guará, Regis Yasumura, Rafael Caneca, que pretende a Prefeitura de Roseira e o presidente da Câmara de Aparecida, Juninho Corpo Seco, onde se discutiam as próximas eleições nos três municípios. Como segredo de três é ‘difícil de não vazar’, Juninho avalia convite para ser vice, Caneca torce para que o prefeito Fernando derrape nas urnas, enquanto Regis participa da disputa ‘interna e externa’ pela próxima Prefeitura da Terra de Frei Galvão…

 

Vem que tem!!!

Miryan Alckmin

Rolou nas redes sociais de Pindamonhangaba que Miryan Alckmin está sendo vista em locais e com pessoas estratégicas para formação de grupo eleitoral. Com isso, começaram os comentários de que pessoas do primeiro escalão do prefeito Isael Domingues, inclusive ligados ao ‘titio Alckmin’, têm dado o maior apoio…

 

 

Devagar também…
…é pressa – Comenta-se entre os andares do Paço Municipal de Pinda que apesar da ansiedade da patuleia pela indicação do vice Ricardo Piorino como candidato, o prefeito Isael Domingues sinaliza nas estrelinhas que este assunto é para março do ano que vem. Disseram ainda que tudo leva a crer que existe uma lista de aproximadamente dez nomes em análise prévia, e que, às vezes, alguns são eliminados à medida que outros com mais aptidões surgem no cenário.

 

Guerra nas estrelas…
…quer dizer, entre as estrelas! A quebra da hegemonia entre Legislativo e Executivo em Lorena já era prevista no mercado político desde o início da atual legislatura, porém, com resultado contrário. Ninguém imaginava que na queda de braços com o presidente do Legislativo, Fabio Longuinho, o prefeito Sylvio Ballerini estaria com a maioria dos vereadores apoiando sua administração.

 

Três vezes três, mais dois = 11
Não se sabe até quando e por ‘quanto… tempo’, mas o esquadrão de onze vereadores que o prefeito Sylvio Ballerini conta no Legislativo para sua governabilidade em Lorena está dividido em quatro grupos distintos, três subservientes; outros três que dominam a linguagem ‘do faz rir, faz chorar’; mais três que não têm outra alternativa – a não ser aderir ao sistema – e, por fim, dois que nem sabem o que estão fazendo. Imaginem o lado de lá com a tinta da caneta reduzida?!?!?

 

A obra do século, quer…

Piriquito

…dizer, da administração – Já era tempo da Prefeitura de Aparecida entregar uma obra relevante à população. Essa semana, não somente o prefeito Piriquito, mas sua equipe de governo e a população comemoraram a entrega do Centro de Especialidades e Diagnóstico por Imagem. O espaço, que será custeado pela Prefeitura, vai oferecer atendimento gratuito de 11 especialidades médicas, coleta de sangue e até biópsias. Piriquito corre contra o tempo – exatas 64 semanas – para chegar nas urnas com algo mais que bons discursos com ares de perseguições…

 

Melhor de cinco
Pelo menos quatro concorrentes se preparam para ‘tomar a reeleição’ do prefeito Luiz Carlos de Siqueira – o Piriquito, em Aparecida. João Vicente, que pontuou em segundo lugar em 2020, pretende o pódio no ano que vem. Há quem diga que o vereador Xande, desta vez, deixa o conforto da Câmara para se aventurar a Prefeitura; Celso Alves, como diz a gíria: “que já pediu música no Fantástico por ter perdido três vezes” – está pensando na quarta tentativa de virar prefeito e, por fim, Zé Louquinho, que embora já esteja saindo na foto com vários eleitores, carrega o estigma de que está impedido até 2028.

 

Não convidem para…
…a mesma picanha – O presidente da Câmara, Pedro Sannini, e a vereadora Dani Dias, principalmente se o churrasco for em comemoração a pavimentação da rua Projetada, em Guará!!!

 

Sossega leão

Zé Rogério e Thales Gabriel

A atitude do prefeito Thales Gabriel em buscar de volta o Projeto Guri para Cruzeiro soou de forma positiva para o pessoal ligado a cultura e ‘antenou’ ainda mais os politiqueiros do pedaço. Para muitos no circuito político, foi o ‘sossega leão’ na oposição que estava alardeando a ausência de aulas de música, dança e outros, como se a cidade não tivesse o Teatro Capitólio, o Museu Major Novaes e etc… Outro ponto saliente para os adversários, foi o Zé Rogério a tiracolo com o prefeito em missão no governo do Estado essa semana.

 

 

 

Revelações & pretensões
Aos poucos o mercado político de Cruzeiro está aquecendo com rumores de novos nomes no cenário para 2024, a exemplo de Vitor Hugo, o mais novo presidente do GRIM Fabriva, se colocando como representante dos metalúrgicos na próxima disputa eleitoral. Parece que ele é uma aposta do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Jacy Mendes, só não sabem dizer se é para prefeito ou vereador! Pretensão é o que não falta…

 

Cortina de fumaça
Se a ideia de criar uma CEI para apurar ‘compra e venda de votos’ na Câmara de Cachoeira foi para ‘encobrir a realidade’, a manobra está indo bem – infelizmente, a julgar pelo entra e sai de membros da tal ‘comissão’ – Carlinhos da Saúde, Bebê do Seu João, Max, Todico e outros. Muitos eleitores incautos já estão confusos, uma vez que vereadores que teriam de ser investigados, foram indicados – no caso, a Rogéria ‘Tiririca’ – para investigar, apesar de ela se tocar e pedir para sair de onde nem deveria ter entrado. Pior é a Angela Protegida, quer dizer, protetora – apontada na gravação como parte do esquema – fingindo demência e ainda como membro da tal CEI. Coisa de doido!!!

 

Migração
Seguindo os prognósticos da política reinante no Palácio dos Bandeirantes em transformar o maior número de Prefeituras do Estado nas cores dos partidos PSD ou Republicanos, o prefeito de Piquete, Rômulo Kazimierz – o Rominho, é mais um da região a integrar a constelação dos aliados de Gilberto Kassab. Para Rominho, alinhar-se politicamente com o governo é a certeza da continuidade dos recursos para a cidade.

 

100% de projetos aprovados
E por falar em Rominho, ele caminha com um recorde até o momento em termos de região, em ser um prefeito com 100% dos projetos aprovados pela Câmara Municipal. A afirmação é do seu líder no Legislativo, Fernando Mota, que atribuiu o resultado à prática de reunir os vereadores para discutirem e analisarem os projetos antes de enviá-los a Casa de Leis. Fernando ainda considerou que com esse método, Rominho valoriza seu grupo político frente à transformação de Piquete.

 

Esquenta a política
Comenta-se entre o pessoal do ‘banco da praça’ de Lorena que a oposição está mesmo disposta a ganhar a eleição. Acreditem, até de culto evangélico estão participando. Ops! Mas o homem não é cético?

 

Homenagem póstuma
Enquanto alguns vereadores de Guará disputam a paternidade da revitalização da Rua Projetada – Vila Brasil, o prefeito Marcus Soliva, como autor e executor consumado da obra, faz o mais importante, dá a denominação à via como Rua Vereador Argus Ranieri.

 

Contagem regressiva
Faltam apenas 458 dias para as eleições, exatamente 64 semanas!!!

 

Política & planejamento
O prefeito Marcus Soliva recebeu dias atrás um grupo de amigos da política com a finalidade de planejar ações que vislumbram as eleições do ano que vem e, consequentemente, a de 2026, para que o Vale do Paraíba tenha mais representantes na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Em um primeiro momento, será a estratégia para eleger prefeitos e vereadores, que serão os principais apoiadores dos postulantes a deputado. Na visão de Emanuel Fernandes e Eduardo Cury, ambos com experiência em Prefeitura e Câmara de Deputados, alguns prefeitos que estão encerrando o ciclo em 24, são candidatos importantes para as alianças futuras.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?