Caminhão da Boa Energia da EDP leva ações educativas para Guará e Lorena

Veículo é um laboratório itinerante onde é possível fazer uma série de experimentos

Caminhão da Boa Energia da EDP, que realizará ações de conscientização em Guará e Lorena (Foto: Reprodução PMG)

Da Redação
RMVale

O Caminhão da Boa Energia da EDP, concessionária de Energia Elétrica que atende parte da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), está com ações educativas em praças de Guaratinguetá e Lorena nesta terça-feira. O atendimento teve início às 9h.

O caminhão da Boa Energia da EDP é um laboratório itinerante em que os visitantes vivenciam uma série de experimentos, aprendendo, na prática, temas como a preservação dos recursos naturais, a história da energia, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica, além de dicas para usar equipamentos elétricos dentro de casa com maior eficiência.

Algumas das atividades do caminhão-laboratório da EDP: painéis interativos de eletrodomésticos, no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para disseminação do bom uso da energia elétrica; gerador de van der graff, que produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula isolada da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem; globo de plasma, um experimento que mostra como uma pessoa passa a ser um condutor elétrico.

O caminhão também conta com a bicicleta geradora de energia. Ao pedalar uma bicicleta ergométrica, o esforço transforma energia mecânica em energia elétrica e a energia produzida acende lâmpadas de LED; o anel Saltador, um o campo magnético da bobina induz uma corrente elétrica no anel, produzindo assim um campo magnético ao redor do anel; pilha humana, quando encostamos as mãos sobre as placas, fechamos através do nosso corpo um circuito eletrolítico capaz de gerar uma corrente elétrica.

Em Guaratinguetá, o Caminhão da Boa Energia está estacionado, na praça Conselheiro Rodrigues Alves, no Centro, até às 13h.

Já em Lorena, o caminhão chega na praça Doutor Arnolfo de Azevedo, no Centro, também nessa terça-feira (11), das 15h30 às 19h.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?