Queluz e Silveiras participam do programa “Mais Pecuária Brasil”

Municípios buscam ampliar atuação em iniciativa que visa melhoramento genético em rebanhos leiteiros e de corte com pequenos produtores

Procedimento de preparo para inseminação artificial em vacas, que busca melhoria genética em rebanhos da região (Foto: Reprodução)

Thales Siqueira
RMVale

A secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio de Queluz realizou, na última sexta-feira (7), um processo de inseminação artificial em vacas de propriedades rurais em ação junta ao Governo Federal. A iniciativa faz parte do programa “Mais Pecuária Brasil”, que visa promover a melhora genética em rebanhos leiteiros e de corte por meio da IATF (Inseminação artificial em tempo fixo), que na região já conta com participação de Silveiras, que atua desde outubro do ano passado.

O projeta busca uma maior produtividade e renda para os pequenos produtores. Para o secretário de Meio Ambiente e Agronegócio de Queluz, Marco Sérgio Bernardes, é necessário cada vez mais pensar em medidas como esta para os produtores locais. “Podemos dizer que (a renda) 40% do município é a agropecuária, tanto de leite quanto de corte, então esse projeto vai ser bom para esses dois nichos”.

Segundo Bernardes, o programa “Mais Pecuária Brasil” é totalmente gratuito. O Governo Federal fica responsável por mandar até o município um médico veterinário que realiza os protocolos necessários. É realizado um exame de ultrassonografia em cada animal para ver se está apto a receber a inseminação e o sêmen é fornecido pela Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil).

“A parte de Queluz no projeto é ter um veterinário para acompanhar o programa, para ver as propriedades que têm interesse. O único custo que o Município tem é com o deslocamento do veterinário (do Governo Federal) que vem de sessenta em sessenta dias e com a pré-avaliação dos animais”.

O programa possui a duração de quatro anos e a meta é inseminar até cem animais durante cada visita veterinária.

A Conafer é responsável por levar para todo o Brasil a biotecnologia reprodutiva do “Mais Pecuária Brasil”. Através do projeto, os pequenos e médios produtores podem multiplicar os rebanhos, de corte e de leite, com sêmens de touros proveniente da Alta Genetics, empresa líder mundial em inseminação artificial e parceira da Conafer. “É um ciclo bem grande que vai dar para inseminar as bezerras que nasceram na primeira leva do projeto”.

Silveiras – A cidade participa do projeto desde outubro do ano passado e ao todo cerca de 150 animais já foram inseminados. As visitas é realizada a cada sessenta dias e, aproximadamente, 80 a 100 animais são analisados a cada encontro. Não são todos que fazem o procedimento da IATF. A porcentagem de prenhez é em torno de 35 a 70%.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente e também médico veterinário de Silveiras, Domingos Sávio Garcia, o projeto é extremamente importante, pois a agropecuária é o que movimenta a economia da cidade, além do artesanato. “Eu, como médico veterinário, vou até às propriedades e convido o produtor a participar. Depois, através de um cadastro, envio para a coordenação do programa, é analisada a documentação e marcamos a visita do técnico para a realização de exames”

Garcia destacou ainda como é feito o procedimento em cada animal: “O animal apto iniciamos o protocolo com a aplicação de um hormônio e colocação de um implante para impedir que a fêmea entre no cio neste período (dia zero). No oitavo dia volto na propriedade para retirar o implante e aplico mais três hormônios. Já no décimo dia, o técnico da Conafer vem realizar a inseminação propriamente dita”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?