Cruzeiro busca parceria com Estado para volta do “Expresso da Mantiqueira”

Prefeitura pretende obter recursos estaduais para expandir revitalização da malha com foco na retomada do trem turístico

Reunião entre prefeito de Cruzeiro e secretário de Turismo do Estado; que tratou sobre o Expresso da Mantiqueira (Foto: Reprodução PMC)

Jessica Alves
Cruzeiro

A Prefeitura de Cruzeiro anunciou, na última semana, um projeto de retorno do trem turístico, que liga a cidade a Passa Quatro (MG). Passando pelo Túnel da Mantiqueira, o trajeto carrega uma grande bagagem histórica, já que foi um dos principais palcos da Revolução Constitucionalista de 1932, que completou 91 anos no último domingo.

Nomeado como “Expresso da Mantiqueira”, o projeto foi apresentado ao secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto Lucena, com o objetivo de firmar uma parceria para finalizar a recuperação da malha ferroviária do trajeto e reformar o Galpão Primitivo, que será usado para realização de eventos culturais e gastronômicos na cidade.

A cidade trabalha hoje uma obra de recuperação por meio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, empresa contratada para a revitalização do trajeto da Estação Cruzeiro, na região central até a Estação Rufino de Almeida, ainda no Município.

Segundo o diretor vice-presidente da ABPF, Bruno Sanches, mais de quatro quilômetros da via já foram reformados e mesmo, sem o apoio estatal. “A meta é até outubro concluir a primeira etapa, que é chegar na Rufino de Almeida”.

Com o possível investimento, a empresa esperado que a revitalização se estenda até o Túnel da Mantiqueira de maneira mais rápida. “Se formos fazer com recursos próprios vai ser uma obra lenta. Se o governo do Estado abraçar, vai ser aberta uma licitação para executar a obra, sem isso a gente vai fazendo por conta própria” ressalta Sanches.

Sobre o foco do projeto, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodolfo Scamilla, afirmou que a ideia do Expresso Mantiqueira é ser um meio para aquecer o turismo na região, com preços acessíveis. Apesar de a reforma do Galpão Primitivo estar incluída no planejamento, quando questionado sobre os detalhes das atividades planejadas para o espaço, Scamilla não respondeu a equipe de reportagem.

Segundo o prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD), a sinalização do Estado foi positiva e a cidade aguarda a aprovação do projeto para poder iniciar os trâmites burocráticos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?