Reunião em Lorena debate implantação de Selo de Inspeção para produtores rurais

Prefeitura e Sindicato Rural acertam planejamento para fortalecer produção; SIM promete facilitar venda de produtos da cidade

Reunião entre Prefeitura e Sindicato Rural; atividades debatidas focam produtores (Foto: Reprodução PML)

Andréa Moroni
Lorena

O trabalho de produtores rurais e a expectativas por melhorias em bairros mais distantes foi a principal pauta de uma reunião entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura e Desenvolvimento Rural com a diretoria do Sindicato Rural de Lorena e região, na última quinta-feira (6), com. Entre as solicitações apresentadas, a Lei do SIM (Selo de Inspeção Municipal), que permite o licenciamento para produção e comercialização de produtos de origem animal, como leite e derivados, mel, ovos, peixe, carne e embutidos.

Participante do encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Willians Gomes, destacou que com o selo municipal, a produção poderá atuar com maior respaldo. “Um produtor de compotas doces, por exemplo, pode comercializar seu produto sem correr o risco de ter a mercadoria apreendida por falta de regularização”, explicou.

O secretário informou que para obter o SIM, o produtor rural passa por avaliações das secretarias da Saúde e Agricultura. “Esse já era um pedido antigo dos produtores rurais. Agora o projeto já foi aprovado pela Câmara e sancionado pela Prefeitura”.

Outra discussão focou a criação de cursos de capacitação para quem mora na zona rural. “A secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social vai abrir inscrições para diversos cursos e nós queremos levar alguns deles, como o de pedreiro, fabricação de compotas, para a zona rural. As vezes a pessoa trabalha o dia todo e mora há trinta quilômetros da cidade. Daí fica difícil para vir assistir aula”, exemplificou Gomes. “Vamos levar os cursos para lá”.

O secretário enfatizou que a Prefeitura tem feito investimentos como a melhoria e manutenção das estradas. “É o caso da pavimentação da Serra do Bonito e do Morro do Tarumã, recuperação funcional da estrada do Pedroso e da estrada do Campinho. Os representantes do sindicato também pediram a colocação de câmeras de monitoramento na entrada e saída de algumas estradas rurais”.

O prefeito Sylvio Ballerini participou da reunião e destacou que a Prefeitura está empenhada em levar melhorias para a zona rural. “Reforçamos o compromisso de continuar investindo e trabalhando para melhorar as condições de vida e mobilidade na zona rural, trazendo mais dignidade e oportunidades para a população local”.

Feira – O sindicato também fechou a parceria com o Município para a realização do 4ª Feira Agropecuária e o 30º Torneiro Leiteiro, entre os dias 2 e 5 de agosto. “Vamos ter uma reunião, na próxima semana, na secretaria de Cultura, para que a feira passe a fazer parte do calendário anual de eventos da prefeitura”, contou o vice-presidente do Sindicato Rural, João Paulo Nunes.

A feira será realizada no Recinto de Exposições de Lorena e Piquete, no Km 25 da rodovia Lorena/Itajubá. O evento tem apoio também da empresa Serramar.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?