Transtornos financeiros e serviços essenciais lideram reclamações no Procon de Caraguá

Ao todo foram mais de seiscentos procedimentos efetuados e mais de mil atendimentos somente no mês de setembro

Atendimento no Procon de Caraguá,  programa divulgou relatório de reclamações; serviços financeiros e essenciais lideram o ranking (Foto: Reprodução)

Bruna Silva
Caraguatatuba

Um levantamento realizado pelo Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Caraguatatuba apontou que 643 procedimentos foram formalizados dos 1,3 mil atendimentos, apenas em setembro. O mês foi marcado por reclamações de uso indevido de dados bancários e cartões de crédito por terceiros, além de fraude em pix.

Ao menos 719 registros envolveram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório da instituição contou ainda com queixas relacionadas a valores cobrados pela concessionária de energia elétrica na fatura do morador, diferentes do consumo médio da residência.

Ainda em setembro, foram registradas aproximadamente trezentas consultas simples, assim como nove atendimentos preliminares. Entre os serviços prestados à população também estão: acordo, reclamações e cadastro de Nota Fiscal Paulista. Conforme o Procon, mais de cem audiências foram marcadas no mesmo período, em 18 os fornecedores não compareceram na mediação de conflitos.

Para efetuar a queixa, o consumidor deve comparecer à sede do órgão pessoalmente ou por terceiros, desde que apresentem uma procuração. É necessário apresentar documentos como: CPF, RG e a documentação que corresponde a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço ou até mesmo o comprovante de pagamento. O apontamento pode ser feito também pelo meio digital, através do aplicativo Caraguatatuba 156.

O atendimento presencial ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na avenida Frei Pacífico Wagner, nº 908, no Centro.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?