Queixas sobre transporte público lideram reclamações no Procon de Caraguá

Mesmo após troca de empresas terceirizadas, levantamento de junho mostra que setor ainda gera problemas na cidade

O prefeito Aguilar Junior em viagem de ônibus para “apurar” condições do serviço; transporte é alvo de reclamações (Foto: Reprodução PMC)

Bruna Silva
Caraguatatuba

Um levantamento feito pelo Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Caraguatatuba apontou que reclamações sobre transporte são as mais recorrentes na cidade. Conforme o relatório de junho, mais de seiscentos procedimentos foram formalizados, além de 1,3 mil atendimentos não formalizados.

O serviço de proteção ao consumidor apontou que junho foi marcado por queixas atreladas às cobranças abusivas, rescisão de contrato, reajuste abusivo e reclamações sobre transporte ferroviário de passageiros, ao lado de outras modalidades como cargas, aéreo e marítimo.

Dados do Procon indicam que 175 consultas simples foram realizadas neste período, além de 19 atendimentos preliminares e 217 cartas de informações prévias. Destas, ao menos 27 foram finalizadas com acordos. Das 77 audiências marcadas pelo órgão, somente em uma o fornecedor deixou de comparecer para esclarecimentos.

Para efetuar uma reclamação o consumidor deve ir até a unidade pessoal ou através de terceiros, com uma procuração. É necessário apresentar CPF, RG e também elementos pertinentes à reclamação, como comprovante de pagamento, ordem de serviço e nota fiscal. O Procon de Caraguatatuba está localizado na avenida Frei Pacífico Wagner, nº 908, no Centro.

Terceirizadas – Após uma série de transtornos com a empresa Praiamar, Caraguatatuba vive uma nova fase no transporte público. Desde o último mês, a Expresso Fênix é a responsável pelo serviço no município. “É uma nova empresa, uma nova história que estamos recomeçando, e vou fazer de tudo para dar certo e entregar o melhor para população”, comentou o prefeito Aguilar Junior (MDB).

A expectativa da Prefeitura é que todo o funcionamento dos ônibus possa ser fiscalizado com o uso do aplicativo Cittamobi, ferramenta que mostra a localização atualizada em tempo real de ônibus, que começou a funcionar em Caraguatatuba em 2021.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?