RMVale inicia testagem de urnas eletrônicas

Medida tem missão de garantir voto com estrutura assegurada; levantamento do TSE aponta que região tem quase dois milhões de eleitores

Avaliação de testes das urnas eletrônicas no cartório eleitoral de Pinda; região preparada para eleição no dia 2 (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
RMVale

Com foco em garantir que o processo eleitoral transcorra tranquilamente, os cartórios eleitorais da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) iniciaram, nesta semana, os processos de testes e lacração das urnas eletrônicas. O procedimento visa garantir o pleno funcionamento durante as Eleições Gerais.

As urnas chegaram aos municípios, recentemente, e estão sendo fiscalizadas para que a votação ocorra de maneira segura para os eleitores. Neste ano, a biometria também poderá ser utilizada, mas quem ainda não efetuaram o cadastro biométrico, terão direito ao voto.

Em Pindamonhangaba, serão utilizados os modelos de urnas eletrônicas de 2009, 2010, 2013, 2015 e 2020. Embora a estética do equipamento seja diferenciada, o funcionamento é o mesmo. Em caso de falha a urna poderá ser alterada, garantindo a contabilização dos votos já computados. Uma vez que há o processo de gravação assegurado. Caso falte energia elétrica, ela possui bateria para continuação das atividades por dez horas.

Ao todo, a RMVale conta com 1,9 milhões de eleitores, conforme levantamento realizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em julho deste ano. O número apresenta crescimento de 7% em comparação às eleições de 2018. Em todo o país, houve um aumento de cerca de 47%, conforme informações da Justiça Eleitoral. A elevação está atrelada, principalmente, aos jovens acima de 16 anos que devem exercer o direito ao voto pela primeira vez, no dia 2 de outubro de 2022.

A sequência de votação neste ano é para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. O chefe do Cartório de Pinda, João Amaro, destacou que para que a continuidade seja atendida corretamente e orientou que os eleitores levem a colinha para facilitar o momento de votação.  Em caso de dúvidas, os eleitores devem buscar o cartório eleitoral de sua cidade ou acessar o site tse.jus.br.

Segurança – O juiz eleitoral, Hélio Aparecido Ferreira de Sena, reforçou que a Justiça Eleitoral acompanhará de perto a votação para que tudo ocorra de forma segura para os eleitores, mesários e candidatos. Ele ressaltou ainda que o esquema de segurança contará com Policiais Militares e agentes da GMC (Guarda Civil Metropolitana), como de costume.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?