Aparecida instala lombadas eletrônicas educativas em ruas do Centro

Ação faz parte de convênio com o Estado para reorganização do trânsito; Cachoeira Paulista também adere projeto

Lombada eletrônica em Aparecida; convênio com o Estado instala lombadas educativas nas ruas da cidade (Foto: Reprodução PMA)

Andréa Moroni
Aparecida

A Prefeitura de Aparecida firmou convênio com o Governo do Estado para a implantação do projeto Respeito à Vida – São Paulo Dirigindo com Responsabilidade. Por meio desse convênio, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) instalou duas lombadas eletrônicas educativas nas ruas Anchieta e Oliveira Braga, no centro, locais de maior fluxo de veículos e motos na cidade.

O prefeito Luiz Carlos de Siqueira, o Piriquito (Podemos), destacou que as lombadas têm o objetivo de educar o motorista. Ele garantiu que não haverá multa. “Eu assinei o convênio com o Estado, no ano passado, e eles ofereceram essas lombadas educativas. Não terá nenhum custo para o Município e o caráter é educativo, não serão aplicadas multas, só orientação”.

A escolha dos locais de implantação das lombadas foi feita por meio de estudo do Detran com a Guarda Municipal. “A Guarda Municipal vai ter acesso às imagens, quem exceder muito a velocidade permitida será notificado. Nós temos o registro de muitos motoqueiros que passam nessas vias muito acima da velocidade permitida nessas ruas, que são passagem para muitos romeiros”, explicou Piriquito. O limite de velocidade é de 30km/h.

Além das lombadas eletrônicas educativas, também teve a instalação de gradis em frente à rodoviária, na rua Barão do Rio Branco e na escola Coteca, no Jardim São Paulo.

Respeito à Vida – O programa do Governo do Estado foi implantado em 2019, na gestão João Dória, e já atendeu vários municípios na RMVale, como Guaratinguetá, São José Campos, Caçapava e Jacareí.

Nesse ano, outro município que recebeu as lombadas eletrônicas foi Cachoeira Paulista. A colocação na avenida Cachoeira Paulista atendeu a um pedido dos moradores do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). A velocidade máxima no local é de 30Km/h.

As lombadas eletrônicas são os equipamentos fixos de fiscalização eletrônica ostensiva, localizadas em trechos com intensa circulação tanto de veículos quanto de pedestres, como meio de estimular a redução da velocidade e a segurança viária.

Na plataforma digital do Respeito à Vida, as cidades escolhem as intervenções que foram desenhadas para melhorar a segurança viária. São elas: recapeamento asfáltico, sinalização horizontal e vertical, rampas de acessibilidade, faixas de pedestres, lombofaixas e lombadas, iluminação de faixas de pedestres, ciclofaixas e ciclovias, instalação de conjuntos semafóricos, gradis de proteção e cercamento, equipamentos de pintura e faixa.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?