Litoral debate ações para estragos das chuvas e atende famílias desabrigadas

Chuvas causam alagamentos e deixam ilhados; em Ubatuba, bairro está isolado, famílias alojadas em escolas

Vistoria da Defesa Civil em bairros atingidos pelas chuvas; acumulo chegou a 345mm e famílias ficaram desabrigadas (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Litoral Norte

As fortes chuvas que atingiram a região nesta semana causaram destruição em Ubatuba e Caraguatatuba. Entre os estragos, acesso de bairros afetados e famílias isoladas. As prefeituras buscam apoio para o atendimento, em meio a atenção devido à preocupante previsão do tempo. Segundo a Defesa Civil, as chuvas devem continuar até este domingo (10).

Na noite da última quinta-feira (7), a ponte do bairro Folha Seca, na região sul de Ubatuba, foi atingida. A comunidade ficou ilhada e seis pessoas não conseguiram retornar para suas casas. Os desabrigados foram alocados na escola Ernesmar.

O Exército foi até o local, nesta sexta-feira (8), para analisar possíveis soluções para não deixar a comunidade isolada. São cerca de mil pessoas que seguem sem acesso para a região central da cidade e para as rodovias que cortam a região.

Representantes da Defesa Civil estadual foram recebidos pelo prefeito Marcio Maciel, o Marcinho (MDB). Eles analisam o cenário atual e propor ações conjuntas. O acumulado de chuva na quarta e quinta-feira chegou a 345 milímetros.

Quatro famílias desabrigadas permanecem na escola municipal José Simeão, no Taquaral, sendo assistidas pelas equipes da Prefeitura de Ubatuba. Ainda não há previsão de retorno para as residências.

O Fundo Social de Solidariedade da cidade está recebendo doações que serão encaminhadas para famílias atingidas. A população pode doar água potável, roupas infantis em bom estado e kits de higiene pessoal, com produtos como sabonete, escova de dente, absorventes, fraldas tamanhos XG e XXG e de toalhas de banho. As doações devem ser entregues somente na sede do Fundo, que fica na rua Governador Abreu Sodré, no Perequê-Açu, antigo terminal turístico.

Caraguá – A cidade foi atingida por uma chuva de cabeceira torrencial que atingiu a Parque Estadual e a Serra do Mar, na última quarta-feira (6)  provocando o extravasamento do Rio do Ouro, Rio Guaxinduba e Rio Santo Antônio, que cortam o município litorâneo

De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), foram registrados um acumulado de cerca de oitenta milímetros em aproximadamente uma hora de forte chuva. Os bairros próximos aos rios registraram alagamentos, como Rio do Ouro, Martim de Sá, Cantagalo e o centro. No Cantagalo, a ponte de pedestres que liga o bairro à região do Colibri foi parcialmente arrastada pela correnteza do rio.

Estradas – A SP 125 – Rodovia Oswaldo Cruz, entre os quilômetros 66 e 89 (trecho de serra) há interdição total devido queda de barreiras e árvores Rota alternativa pela SP 099.

Um grupo com cerca de 20 carros ficou ‘preso’ entre a madrugada e o início da tarde de quinta-feira (7), quando foi resgatado em um comboio organizado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?