Transbordamento de córrego deixa dez famílias de Cachoeira Paulista desabrigadas

Prefeitura e voluntários atuam na limpeza de moradias e atendem 25 moradores que deixaram suas casas; parte de muro de arrimo no Santa Terezinha cedeu

Moradia inundada após fortes chuvas desta semana em cachoeira Paulista Foto: Reprodução PMCP)

Da Redação
Cachoeira Paulista

A Prefeitura de Cachoeira Paulista e um grupo de moradores iniciaram nesta quinta-feira (29) a limpeza das casas do bairro Jardim Europa que foram inundadas pelo transbordamento de um córrego, na noite da última terça-feira (27). Buscando contribuir com as famílias que perderam seus bens no incidente, o Município lançou uma campanha de solidariedade.

De acordo com a Prefeitura, desde a manhã desta quinta-feira servidores municipais e voluntários do Jardim Europa atuam na retirada da lama e dos detritos que invadiram dez casas na avenida Ary Sene Silva. Além da limpeza, o Executivo promove o desentupimento de manilhas próximas à via.

Segundo apuração municipal, as causas do transbordamento do córrego da Grota foram a forte chuva, que atingiu a marca de setenta milímetros, e o acúmulo de lixo no fundo do ponto hídrico, que prejudicou a vazão da água. Devido à inundação de seus lares, 25 moradores foram retirados às pressas dos imóveis pela Defesa Civil no fim da noite da última terça-feira. Nove famílias foram encaminhadas às casas de parentes, e outra para uma base de apoio montada pela Prefeitura no ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Jardim Europa.

A expectativa municipal é que os moradores possam retornar às suas residências ainda neste fim de semana.

Doações – Com o objetivo de ajudar as famílias que acabaram perdendo seus bens na inundação, o Fundo Social de Solidariedade lançou na última quarta-feira (28) uma campanha de apoio. Os moradores de Cachoeira e região interessados em participar da corrente do bem podem levar suas doações à sede do órgão, que fica na rua Bernardino de Campos, nº 88, na região central da cidade.

Além de alimentos, estão sendo arrecadadas roupas infantis e de adultos, fraldas, móveis, eletrodomésticos e utensílios domésticos.

Mais chuva, mais perdas – Com a sequência das chuvas, na tarde desta quinta-feira (29), cachoeira voltou a registrar prejuízos. Parte do muro de pedras da via Marginal Rio Paraíba, no bairro Santa Terezinha, próximo à Estação Ferroviária, desabou. A Prefeitura trabalhou durante o dia para desobstruir a via.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?