Chuvas voltam a causar estragos no Litoral Norte

Caraguá e São Sebastião contabilizam danos das fortes chuvas recentes; Defesa Civil emite novo alerta para os municípios

Busca por criança levada pela enxurrada em São Sebastião, no início do mês; chuvas fortes voltam a preocupar a população da região (Foto: Reprodução)

Bruna Silva
Litoral Norte

As fortes chuvas têm castigado a região, com destaque para o Litoral Norte. Caraguatatuba e São Sebastião registraram quedas de árvores, alagamentos e também obstrução de vias. Na última segunda-feira (19), a Defesa Civil do Estado emitiu um novo alerta para a região, com o volume previsto de chuva previsto preocupante.

Ainda na última semana, Caraguá efetuou serviços de limpeza e desobstrução de ruas e valas atingidas pelas fortes chuvas. De acordo com relatos das autoridades, em menos de uma hora choveu mais de trinta milímetros, assim como foram registrados ventos que ultrapassaram 60 km/h. Ao todo, vinte ocorrências envolvendo quedas de árvores em residências e em vias públicas foram contabilizadas. Os principais bairros atingidos foram: Perequê-Mirim, Estrada do Rio Claro, Travessão, Jardim Tarumãs, Porto Novo, Barranco Alto e Morro do Algodão. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido ou desabrigado.

Em São Sebastião foram oito ocorrências registradas, ainda na última segunda-feira (12), entre elas cinco envolvendo quedas de árvores em casas e uma sobre veículo. Houve também destelhamento de uma residência no bairro Canto do Mar, assim como dois registros de danos à estrutura de casa devido à infiltração. No início do mês, uma criança de três anos faleceu no município após ser levada por uma enxurrada. O acidente ocorreu quando a família estava tentando atravessar pela correnteza de um rio durante a chuva e o bote virou.

As chuvas fortes voltam a preocupar as autoridades municipais, uma vez que um novo alerta foi emitido pelo Estado. “O mapa indica que a chuva deve se concentrar mais em Ubatuba e Paraty, mas como pode ocorrer erro de precisão da localização, é importante nos mantermos todos em alerta”, avaliou o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior.

A orientação estadual é que as cidades mantenham o monitoramento em áreas vulneráveis, levando em consideração o risco. Em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?