Jovem Aprendiz Paulista inicia ações aproximar jovem das micro e pequenas empresas na região

Programa do Estado cria treinamento por meio do Ciee em Caraguá, Cruzeiro, Guará e Lorena; com prefeituras e associações, proposta quer atrair contratadores

Bruno Melo e Sueli Cavalhero em entrevista ao Atos no Rádio; Estado insere jovens no mercado de trabalho (Foto: Kassiane Ribeiro)

Andréa Moroni
RMVale

Representantes do Governo do Estado e do Ciee (Centro de Integração Empresa Escola) estão percorrendo as cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) para implantar o Programa Aprendiz Paulista. Eles já passaram por Caraguatatuba, Guaratinguetá, Lorena e Cruzeiro.

O Programa Jovem Aprendiz Paulista foi criado em abril desse ano para aproximar os jovens entre 14 e 24 anos das micro e pequenas empresas. “Esse programa quer sensibilizar os micros e pequenos empresários para que eles possam contratar esses jovens, já que eles não têm essa obrigação. Por isso, as associações comerciais e as prefeituras são muito importantes nesse processo”, explicou a gestora do programa no estado, Sueli Cavalhero.

Segundo Sueli, a ideia de inserir os jovens dentro das micro e pequenas empresas ajuda também a incentivar o empreendedorismo. “Quando você mantém o jovem na empresa, ele sai da rua e começa a aprender uma profissão e pode querer empreender também”.

O Ciee foi escolhido pelo governo para fazer o cadastro das empresas e jovens interessados. “Para participar do programa o jovem precisa estar frequentando a escola. Durante todo o período em que o jovem estiver trabalhando, ele terá um dia de qualificação no Centro de Integração e quatro dias de prática na empresa”, destacou o supervisor estadual do Ciee, Bruno Melo.

O Estado vai subsidiar toda a qualificação profissional dos jovens, que antes de começarem a trabalhar em uma empresa passarão por treinamento de dez dias no Ciee. “Vamos falar sobre a parte comportamental no trabalho, como se vestir, falar, a linguagem no mundo corporativo. Também vão aprender a usar planilhas e editor de texto”, contou Melo.

Para se cadastrarem jovens e empresas precisam acessar o portal jovemaprendiz.sp.gov.br. Em Guaratinguetá, 35 jovens e 3 empresas já se cadastraram, enquanto Lorena já tem duzentos inscritos e Cruzeiro 39 jovens e duas empresas.

Sueli disse que desde o início do programa as micro e pequenas empresas que mais se interessaram em participar foram do setor de bares e restaurantes. “Nesse setor os jovens a partir dos 18 anos podem trabalhar e a carga horária de 4 a 5 horas aumenta o interesse”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?