Fortes chuvas e ventos causam estragos em cidades da região

Piquete, Aparecida e Guará estão entre os municípios atingidos; Cruzeiro tem casas e escola destelhadas

Corredor do hospital em Aparecida e rua da cidade, que foram inundados pela forte chuva (Foto: Divulgação Santa Casa / Marcelo A. dos Santos)

Marcelo Augusto dos Santos
RMVale

A previsão do Cemanden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) para fortes chuvas e rajadas de vento no feriado prolongado de Natal se confirmou em parte das cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). Entre os municípios impactados, Aparecida e Piquete registraram inundações, que chegaram a atingir até mesmo um hospital.

O dia com chuvas mais fortes, que registraram mais estragos foi o sábado (23). Em Aparecida, de acordo com informações da Defesa Civil da cidade, o volume de chuva atingiu 77 milímetros em aproximadamente duas horas, causando alagamentos em vias importantes, como a avenida Padroeira do Brasil, principal acesso a Guaratinguetá.

O Cemanden emitiu o alerta de risco moderado, aconselhando especial atenção aos moradores de áreas de risco e a pronta comunicação ao Corpo de Bombeiros.

Até mesmo parte da área de atendimento do Pronto Atendimento da Santa Casa ficou alagada. A causa seria a dificuldade com os bueiros da rua Barão do Rio Branco, que não deram vazão à quantidade de água da chuva. Segundo a direção do hospital, o atendimento não precisou ser paralisado.

Pelas ruas de Piquete, uma das cidades mais afetadas no final de semana, foi registrado um índice pluviométrico de 86,4mm, acumulando um total alarmante de 149,4mm, segundo explicou o coordenador da Defesa Civil, João Bosco.

Ele contou que uma casa na rua Alto Santo Cruzeiro, previamente interditada, desabou parcialmente, aguardando agora a avaliação dos engenheiros da Prefeitura para as medidas necessárias. “Houve quedas de árvores na BR-459 (Lorena – Sul de Minas) e deslizamentos em vários pontos, já desobstruídos. Vários locais apresentam acúmulo de lama, especialmente na avenida Tancredo Neves e rua Antônio Lino”.

Guaratinguetá também não escapou dos estragos, como evidenciam vídeos compartilhados nas redes sociais, mostrando ruas e avenidas cobertas por lama e pedras. A reportagem do Jornal Atos buscou contato com a Prefeitura em busca de mais informações sobre a cidade, mas não obteve respostas até publicação dessa matéria.

Mais chuvas – Nesta terça-feira (26), a região voltou a ser atingida pelas chuvas. Em Cruzeiro, oito casas e uma escola municipal foram destelhadas. De acordo com informações da Defesa Civil, uma criança se feriu e outra pessoa ficou desalojada e foi encaminhada para casa de parentes. Uma árvore caiu sobre uma casa, no bairro Itagaçaba. O Corpo de Bombeiros foi acionado.

No Litoral Norte, o serviço de travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela foi paralisado por quase duas horas. A fila de espera chegou a quatro horas. Os ventos chegaram a atingir a velocidade superior a 55 km/h.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?