Chuvas causam estragos na região e sirenes voltam a soar em São Sebastião

Morte de mulher em Aparecida é apurada em meio à tempestade; cidades tiveram ruas tomadas e Inmet volta a emitir alerta amarelo

Chuvas desta terça-feira, que voltaram a atingir a região; sirene para evacuação da Vila Sahy foi acionada (Foto: Reprodução PMSS)

Da Redação
RMVale

A chuva voltou a castigar a região. Na tarde desta terça-feira (20), ruas de cidades como Guaratinguetá e Lorena ficaram alagadas. Em Aparecida, uma mulher morreu após ser atingida por um veículo em meio à enxurrada. No Litoral Norte, a situação é alarmante em São Sebastião, onde a sirene instalada na Vila Sahy voltou a ser acionada.

O bairro é o epicentro das tempestades que deixaram mortos e várias famílias desalojadas. Entre as ações que tentam impedir novas catástrofes, está a criação da sirene de alerta para a região, considerada de alto risco.

Nesta terça-feira, o temporal voltou a atingir a cidade litorânea, alagando ruas e colocando moradias em risco de deslizamentos. Moradores foram orientados a deixarem suas casas e buscarem locais seguros.

A Prefeitura destacou que o risco é alto para deslizamentos e inundação e revelou que, em pouco mais de uma hora de chuva, o acumulado chegou a 74 milímetros de água, volume considerado elevado.

Pelas ruas, alto-falantes e sirenes da Defesa Civil pediram compreensão das famílias. “Há risco de deslizamentos nessa área. Atenção moradores, dirijam-se para locais seguros e pontos de encontro”.

Um abrigo emergencial foi instalado na escola municipal Henrique Tavares de Jesus, na Barra do Sahy, para receber as famílias retiradas de suas casas. O Município disponibilizou ainda ônibus para transporte dos moradores atingidos.

Pelas redes sociais, moradores divulgaram a situação do bairro, com ruas tomadas por água e lama.

Aparecida – Também por meio de publicações, outros municípios da região tiveram flagrantes de estragos. A situação é grave em Aparecida, com destaque para o bairro da Santa Rita. As ruas Santa Rita e Padre Gebardo ficaram totalmente alagadas. Na segunda via, Rosângela Custódio faleceu no momento da chuva. Ela voltava para casa pela ladeira da Padre Gebardo após buscar o neto, quando teria sido atingida por um carro levado pela correnteza formada pela tempestade. Rosângela teria conseguido salvar o menino. Avó e neto foram levados à UPA de Guaratinguetá, mas ela não resistiu. A criança segue sob observação.

Ainda na cidade, uma casa no conjunto habitacional Sonho Meu, no Santa Luzia, desabou parcialmente e acabou atingindo um segundo imóvel.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) voltou a alertar a região para chuvas intensas, também para esta quarta-feira (21). O órgão destacou que as chuvas podem atingir as cidades com intensidade. O alerta, válido até às 10h, aponta para 30 e 60 milímetros por hora e cem milímetros por dia, com previsão de ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?