Tarcísio entrega 518 moradias a famílias de área de risco, em São Sebastião

Governador cumpre agenda no Litoral Norte e confirma meta de avançar com política de habitação para famílias de regiões críticas

Felipe Augusto discursa durante cerimônia de entrega de casas aos moradores afetados pela chuva no ano passado (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
São Sebastião

Um ano após a tragédia que matou 64 pessoas em São Sebastião, Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo entregaram 518 unidades habitacionais para famílias que moravam em áreas de risco na Vila Sahy, região que sofreu com deslizamento de terras e foi a mais afetada do município, em fevereiro de 2023. As unidades foram construídas no Baleia Verde.

A solenidade de entrega foi realidade na última segunda-feira (19), e contou com representantes da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), o governador Tarcísio de Freitas, o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB).

Augusto recordou o desastre e a tomada de decisão para reconstruir a cidade, ainda em 2023, quando viu a dimensão dos estragos acusados pelo temporal. “Na sequência dos resgates, fomos pensar a reconstrução de São Sebastião. E o governador disse ‘estarei presente aqui e vamos reconstruir São Sebastião’. É um ato de recomeçar, de uma história que o Brasil nunca viu. Não houve na história do país uma ação de pronta-resposta tão rápida”, citou o prefeito.

Durante coletiva de imprensa, Tarcísio de Freitas foi questionado sobre estratégias a serem tomadas para remover famílias que ainda vivem em áreas de risco. O estado é o quarto com o maior número de pontos críticos para deslizamento de terras ou inundações (848 ao todo), atrás de Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo. “Essa regularização habitacional passa prioritariamente para pessoas que moram em áreas de risco. Nós vamos construir mais de duzentas mil moradias. É um número muito expressivo. Terão prioridade pessoas que estão nesses lugares, seja em regiões de encostas ou nas bases dos rios”.

A ação é uma aposta para reduzir o déficit habitacional, com ênfase nas áreas de risco, englobando o Litoral Norte. Entre as áreas atendidas por novos empreendimentos está o bairro Topolândia, também em São Sebastião, que terá 256 unidades e está em fase de licitação.

Além dos 518 apartamentos entregues no Baleia Verde, o Governo de São Paulo já havia inaugurado as 186 moradias de Maresias, bairro de São Sebastião, que também recebe moradores que deixaram áreas de risco.

O Estado priorizou o atendimento de afetados pelos deslizamentos e cadastrados pela CDHU. A maioria das famílias já iniciou a mudança para o novo endereço nesta terça (20). “É uma sensação de segurança. Toda chuva que tinha, no Sahy, a gente tinha medo. Nunca vi uma chuva tão forte como aquela (de fevereiro de 2023) e depois dela, passei a ter medo. Hoje a gente pode ficar mais tranquilo, viver melhor”, contou Deise Marcondes, que aguardava a mãe receber as chaves do novo lar das mãos do governador.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?