Famílias retiradas do Moro do Fórum seguem alojadas em ginásio esportivo de Ubatuba

Prefeitura busca apoio para ampliar atendimento; Remoção atende indicações de riscos de área onde casas foram construídas

Moradores despejados do Morro do Fórum, que estão alojados em abrigo temporário; Prefeitura pede doações (Foto: Reprodução)

Lucas Oliveira
Ubatuba

Um grupo de 214 pessoas, que ocupavam uma área no bairro Estufa 2, conhecida como Morro do Fórum, seguem alojadas no ginásio de esportes Benedito Pinho Filho, mais conhecido como Tubão. A Prefeitura de Ubatuba mantém os atendimentos e busca apoio para garantir materiais como alimentos e produtos de higiene.

Para o ginásio, foram levados os ex-ocupantes que não possuem condições financeiras de se mudarem para outro local. A retirada das famílias teve início na manhã da última terça-feira (28). De acordo com o Executivo, cerca de cinquenta famílias, sendo 89 adultos e 39 crianças, que afirmam não possuir condições de alugar outro imóvel ou ficar temporariamente na casa de parentes, foram alojadas.

De forma pacífica, diversos moradores do Morro do Fórum deixaram suas casas, em ação acompanhada de perto por equipes da Polícia Militar, Defesa Civil e da Prefeitura. A saída das famílias era prevista para ocorrer na manhã da segunda-feira (27), mas acabou adiada após consenso entre representantes dos moradores e autoridades municipais.

A operação de derrubada dos imóveis ocorreu entre a manhã da quarta-feira (29) e o fim da tarde da quinta-feira (30).

No ginásio, a equipe de Assistência Social tem repassado às famílias alimentação, materiais de higiene pessoal, energia elétrica e água, além de medicamentos, leite e fraldas para as crianças. Entre os atendidos, dez famílias já começaram a receber o auxílio moradia no valor de R$ 1.320,00.

Apesar da organização, desalojados chegaram a relatar que o material estava chegando ainda no final da tarde da terça-feira.

O site de notícias LN21, divulgou que crianças, jovens e adultos caminhavam dentro e em frente ao ginásio sem saber como seria o atendimento e como dormiriam. Colchões chegaram no início da primeira noite.

A Prefeitura está recebendo apoio de entidades e grupos religiosos para atender às famílias. Para reforçar o atendimento, o Município foi às redes sociais solicitar doações e realizará uma ação, por meio do Fundo Social de Solidariedade, que está agendada para o próximo dia 7, às 13h.

Operação – A desocupação e demolição das casas do Morro do Fórum atende a uma ordem dada no início de agosto pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), que se baseia no fato de que elas foram construídas em área pública e considerada de alto risco para deslizamentos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?