Famílias deixam casas e Ubatuba inicia demolições no Morro do Fórum

Remoção de áreas atendem indicações de riscos de área onde casas foram construídas; parte dos moradores é alojada em ginásio municipal

Eletrodomésticos retirados das casas dos antigos moradores do Morro do Fórum; pessoas são alojadas em ginásio (Foto: Divulgação PMU)

Lucas Oliveira
Ubatuba

Atendendo a uma decisão judicial, 173 famílias de Ubatuba começaram na manhã desta terça-feira (28) a desocupar uma área invadida do bairro Estufa 2, conhecida como Morro do Fórum. Os ex-ocupantes do local que não possuem condições financeiras de se mudarem para outro local estão sendo alojados pela Prefeitura em um ginásio esportivo.

De forma pacífica, diversos moradores do Morro do Fórum deixaram suas casas ao longo da manhã e tarde desta terça-feira. A desocupação é acompanhada de perto por equipes da Polícia Militar, Defesa Civil e da Prefeitura A saída das famílias era prevista para ocorrer na manhã da última segunda-feira (27), porém acabou adiada após consenso entre representantes dos moradores e autoridades municipais.

A expectativa municipal é de que todas as famílias deixem o Morro do Fórum até o fim desta terça-feira. Em nota oficial, a Prefeitura informou que até às 16h20 cerca de cinquenta famílias haviam desocupado as moradias irregulares, que foram demolidas na sequência. A operação de derrubada dos demais imóveis ocorrerá entre a manhã da próxima quarta-feira (29) e o fim da tarde da próxima quinta-feira (30).

De acordo com o Executivo, cerca de cinquenta famílias, sendo 89 adultos e 39 crianças, que afirmam não possuir condições de alugar outro imóvel ou ficar temporariamente na casa de parentes, foram alojadas no ginásio Benedito Pinho Filho, mais conhecido como Tubão, que fica na região central da cidade. No espaço público, elas terão acesso à alimentação, materiais de higiene pessoal, energia elétrica e água até que consigam uma nova moradia. As famílias estão sendo cadastradas por uma equipe da secretaria de Assistência Social, que analisará quais delas terão direito a contar por um ano com o auxílio aluguel, que terá o valor mensal de R$ 1.550.

A operação de desocupação e demolição das casas do Morro do Fórum atende a uma ordem dada no início de agosto pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) que se baseia no fato de que elas foram construídas em área pública e considerada de alto risco para deslizamentos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?