Estado inicia demolição de casas condenadas em São Sebastião

Ação no bairro Vila Sahy é sequência de ações sobre tragédia que matou 64 pessoas em janeiro; famílias devem ser contempladas com apartamentos até o fim do ano

Destruição causada pelas chuvas de fevereiro, em São Sebastião; casas atingidas pelo temporal são demolidas (Foto: Reprodução)

Lucas Oliveira
São Sebastião

O Governo do Estado iniciou na última quinta-feira (21) em São Sebastião a demolição de 393 casas que tiveram suas estruturas abaladas pelos fortes temporais que atingiram a cidade em fevereiro. As famílias que terão as moradias derrubadas serão contempladas até o fim deste ano com imóveis em outros pontos da cidade.

Local mais afetado pela tempestade que castigou São Sebastião em 18 e 19 de fevereiro, o bairro Vila Sahy, área em que deslizamentos de terra mataram 64 pessoas, é palco de uma operação de demolição que envolve equipes da Defesa Civil e da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Os profissionais utilizam máquinas de grande porte nos trechos de fácil acesso e ferramentas manuais nos pontos menos acessíveis. A expectativa estadual é que o serviço seja concluído até 30 de novembro.

Segundo o Estado, parte das casas que serão derrubadas foram parcialmente destruídas pelo temporal. Após a demolição das construções, será iniciado o trabalho de remoção dos entulhos.

De acordo com a Defesa Civil, a ação é necessária, pois estudos técnicos comprovaram que as moradias correm risco iminente de desabarem, pois tiveram suas estruturas comprometidas pelo temporal e ficam em uma área de encosta íngreme de alto risco para deslizamentos de terra.

As famílias que viviam nos imóveis condenados seguem alojadas em casas pré-montadas de madeira em duas vilas de passagem, que ficam no bairro Topolândia. A previsão estadual é que elas sejam transferidas até o fim deste ano para os apartamentos que estão sendo construídos, através de um investimento de R$ 72 milhões, no bairro Baleia Verde e no distrito de Maresias.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?